Segmento do chocolate continua crescendo!

Logística, delivery, ramo alimentício e mercado farmacêutico foram os setores que mais cresceram durante a pandemia. No ramo dos alimentos, nós sabemos que o Brasileiro é apaixonado por chocolate e nesses dias de isolamento, não faltou gente pedindo um docinho por Ifood ou até se arriscando com receitas de internet com as compras feitas na sessão de chocolates do mercado.

O fato é que dentro do mercado de alimentos, o chocolate cresceu em disparada! O que prova o quanto gostamos do doce e o mantém no topo das vendas, pois esse saldo positivo, impacta no mercado pós pandêmico também.

Por que o chocolate faz tanto sucesso?


O sucesso do chocolate vai muito além do sabor. Uma série de fatores como a presença de substâncias químicas psicoativas e estimulantes e a textura característica contribuem para sua irresistibilidade. Dentre eles podemos citar as lembranças da infância. Já que a versão ao leite do chocolate normalmente tem de 20% a 25% de gordura e  40% a 50% de açúcar.

De acordo com informações da BBC Brasil, níveis tão altos dessas substâncias são pouco encontrados na natureza, mas o leite mater

no é um desses casos raros. Rico em nutrientes essenciais para os primeiros anos de vida, ele é composto por aproximadamente 4% de gorduras e 8% de açúcares.

Ou seja, uma das explicações para amarmos tanto esse doce irresistível é que a proporção de gordura e açúcar no alimento nos remete ao primeiro alimento que experimentamos em vida, o leite materno.

Textura e substâncias químicas

O chocolate é feito a partir da fermentação dos grãos e da polpa do cacau. Após a fermentação, esses elementos são secos e torrados, liberando um conjunto de compostos químicos, que juntos criam o aroma característico que tanto gostamos.

Além disso, substâncias químicas psicoativas presentes em sua composição como a anandamida – neurotransmissor que estimula o cérebro – , a tiramina e a feniletilamina, – que possuem efeitos de causar “alegria e agitação” e os estimulantes teobromina e cafeína contribuem para o nosso amor pelo chocolate. Já a textura cremosa ativa em nossas línguas receptores que detectam a mudança de textura e estimulam um sentimento de prazer.

 Marketing para empresas de chocolate

Apesar do produto já ser conceituado, muitas vezes quem vende chocolates não possui um rendimento favorável no mercado, isso acontece porque a marca da pessoa ainda não é conceituada. A Lacta, Nestlé, Arcor, Cacau Show e demais marcas famosas trabalharam muito seu marketing até serem renomadas no Ramo.

Investir em publicidade é algo essencial para qualquer marca, desde a que está começando, até a que já está anos no mercado, mas ainda não é conhecida como deveria ser. Se quiser investir em ações em ponto de vendas ou outras que irão fortalecer e fazer de sua marca, uma  super conhecida no ramo alimentício, fale com a LMCO que será fácil como tirar doce da boca de criança.

 Conte com a LMCO para mais informações!  Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.