Redes Sociais para empresas – Além do anúncio On-line

Redes Sociais, online, comunicação, marketing digital

Muitas empresas acreditam que as redes sociais só servem para divulgar seus serviços e produtos. Uma espécie de vitrine ou catálogo digital. Se você é um dos empresários que pensam dessa forma, pare agora. Você pode estar perdendo inúmeras oportunidades de fazer o seu negócio crescer.

Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter. Cada uma dessas oferece ferramentas que podem te ajudar no gerenciamento de tarefas e planejamento de ações para todos os setores, ajudando no desenvolvimento de todas as áreas e levando sua empresa para um outro patamar. 

Redes Sociais para empresas

Outras formas de usar as redes sociais na sua empresa:

  • Recrutamento e seleção de novos talentos pelo RH. O Instagram, por exemplo, é uma ferramenta para dar aquela checada em trabalhos de fotógrafos, desenhistas, cozinheiros, designers, arquitetos, personal trainers, engenheiros, e todo tipo de profissional que você pensar em recrutar. É uma forma de conhecer o perfil do candidato, sua personalidade e as características do seu trabalho

Outra rede social com grande potencial para o RH é o LinkedIn.  Nele é possível divulgar vagas de emprego, estar em contato com outras empresas, e também fazer uma análise do portifólio de diversos profissionais, ter conhecimento sobre o seu currículo, sobre o seu conhecimento agregado, sobre cursos, palestras, projetos que participou e elaborou, aumentando as chances de encontrar o profissional certo para agregar à sua equipe.

Redes sociais

  • Suporte ao cliente. Interação é uma das palavras que melhor define o conceito de redes sociais. Em muitos casos onde o cliente tem dúvidas a respeito de um produto ou serviço, ele busca as redes sociais da empresa para comentar e expor o problema. Algumas empresas podem ver isso com maus olhos, pois acreditam que qualquer comentário negativo será uma péssima publicidade. E pode ser, sim, mas isso irá depender da sua reação a eles.

Muitos consumidores levam em consideração esse tipo de “suporte on-line” nas redes sociais no momento de decisão de compra. Ou seja, a forma como você responde aos comentários mostrará que tipo de atendimento o seu cliente pode esperar.

Responder de forma respeitosa, buscando entender o problema e apresentando soluções reais sem tentar enrolar o cliente pode transformar a situação resultando em um impacto bastante positivo para a sua imagem.

Ofereça materiais ricos como vídeo-aulas no Youtube, artigos de blog, e-books, dicas pelo storie, bata um papo com seu público em uma live, traga convidados especialistas. Essas ações têm um forte potencial para elevar a interação com o público, ajudar a consolidar sua imagem e sua marca, e gerar leads e oportunidades de negócios.

  • Prospecção de clientes. Outra área onde as redes sociais podem fazer grande diferença para a sua empresa é na conquista de novos clientes. Sim, nós falamos que esse artigo não iria tratar sobre anúncios, e, acredite, não é sobre anunciar para os clientes. É sobre atrai-los até você.

Através das redes sociais é possível criar um caminho para que novos prospects te encontrem, e percebam que você oferece aquilo que ele procura com um algo a mais, algo que os seus concorrentes não possuem.

Ou seja, você precisa realizar uma análise do comportamento e interesse do seu público-alvo, manter os seus pontos fortes em evidência, trabalhar para conquistar avaliações positivas dos clientes que você já tem, oferecer conteúdos relevantes de forma segmentada (e-mails marketing são ótimos para isso), e se manter disponível para esclarecer todas as dúvidas dos novos clientes em potencial.

Redes sociais, anúncios, curtidas

  • Análise de gráficos para elaboração de estratégias. Algo que poucas pessoas falam, mas que é extremamente importante, e pode ser uma grande vantagem para a sua empresa. Cada rede social oferece métricas e gráficos que você pode mensurar o nível de satisfação do seu público, para elaborar novas estratégias e ações. E não se trata apenas de estratégias de marketing, mas de todo o planejamento da sua empresa.

Una isso aos comentários, avaliações, questionamentos dos clientes, e você terá em mãos um material amplo e rico para avaliar suas ações e estratégias em todos os setores do seu negócio.

Afinal de contas, não adianta ter uma presença on-line marcante que não se sustenta na experiência off-line do cliente.

Ainda tem dúvidas? Vem conversar conosco e descobrir mais sobre como usar as redes sociais ao seu favor.

Leia também: Sua empresa chegou na Era Digital?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.