Psicologia do Consumidor – Dia Mundial do Consumidor

consumidor-comportamento-produto-serviço-psicologia, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade blumenau, blumenau, oktober, oktoberfest

Você se recorda da sua primeira compra de um produto ou serviço? O que te tornou um consumidor? Alguma atitude, motivação ou necessidade? No dia mundial do consumidor, falaremos um pouco sobre um dos fatores que influenciam a nossa decisão de compra, o fator psicológico. Ele é composto por quatro subfatores que envolvem sensações e emoções.

Existem produtos e serviços que, quando suprem a nossa necessidade, despertam sensações boas, chegando ao nível de criar vínculos emocionais, tornando-se referência (favoritismo) no segmento escolhido. Certamente você deve ter inúmeras preferencias por produtos específicos, das mais variadas marcas.

Os fatores psicológicos que exercem a influência durante a nossa decisão de compra, são divididos nos quatro subfatores a seguir:
•Motivação: caracterizado por uma necessidade ou desejo, são ações que nos levam a adquirir um produto ou serviço;
•Percepção: são todas as informações recebidas, por meio de estímulos físicos e emocionais, que após serem processadas, nos levam a compreensão e a etapa final (decisão) durante a compra;
•Aprendizagem: é dada através de experiências anteriores, podendo sofrer constantes mudanças conforme os resultados obtidos.
•Crenças e atitudes: são compostas por avaliações positivas e negativas, a respeito de um determinado produto ou serviço, de forma afetiva ou comportamental, usados para proteção da auto-imagem ou para expressar valores pessoais.

Além do fator psicológico, existem outros três que também exercem influência sobre as nossas escolhas. Como consumidores, sempre buscamos preencher as nossas necessidades e vontades durante toda a nossa vida, e entender o que nos leva a realizar tais ações é fundamental. Como empresários devemos nos atentar à estes detalhes, pois, ao pensarmos como consumidores, desenvolvemos modelos de negócios e até mesmo produtos que sejam essenciais para o cliente. Além disso, as estratégias de marketing fluem com mais facilidade, tendo como base, as personas desenvolvidas durante o processo de planejamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.