Por que devo responder o Briefing?

O briefing é a principal ferramenta para o bom desenvolvimento e resultado de um projeto. A palavra em inglês significa instruções, e é exatamente para isso que serve.

É por meio dele que a empresa consegue captar exatamente a ideia do projeto desejado pelo cliente, o objetivo, a mensagem a ser transmitida e qual o resultado ele deseja alcançar. Com ele, são captados os dados do cliente, sua história, o ramo de atuação, concorrentes, diferenciais, entre outros.

Além de ser estudada a identidade visual da empresa, o público-alvo, e assim, traçado prazos e metas, além de projetado o impacto que se deve gerar no cliente final. O briefing é um verdadeiro manual de instruções, que vai ajudar a direcionar a empresa para conduzir cada projeto e conhecer cada cliente em específico.

Quais os tipos de Briefing?

Um documento que serve como uma ferramenta de comunicação entre uma empresa e seus fornecedores de Marketing. Nele, o solicitante deve explicar o que busca alcançar com um determinado projeto, com que finalidade, em que prazo e com que meios.

  • Briefing de negócios: este documento enfoca a situação atual e passada da empresa e os objetivos de negócio a serem alcançados.
  • Briefing de marketing: visa resumir informações sobre uma ação de marketing específica a ser implementada.
  • Briefing publicitário: este tipo de briefing inclui os detalhes necessários para o lançamento de uma campanha publicitária.
  • Briefing criativo: geralmente elaborado a partir do briefing publicitário, inclui detalhes sobre o design gráfico e visual. Por exemplo, guias de estilo ou formatos de entrega.

Apesar de suas distinções, todos convergem para o propósito de elaborar instruções a fim de impulsionar alguma medida que pretende ser realizada. Ou seja, possui um alto grau de importância para a execução viável de um determinado projeto.

Por que o briefing é importante?

briefing

Dentro da publicidade, o briefing é essencial por ser a principal forma de troca de informações entre o cliente e a agência. Se você irá fazer um projeto para uma empresa cliente, precisa-se planejar para tal. Este documento é por onde você tende a começar a passar informações e a agência começa a conhecer a cultura, filosofia e toda a história, concorrência, entre outras informações relevantes de mercado para poder ajudar no desenvolvimento do projeto solicitado com soluções mais assertivas.

O ideal é que o briefing seja exclusivo para cada cliente. Você pode até seguir um modelo  completo, mas ele sempre deve trazer algumas informações específicas para cada empresa que você atende.

Entretanto, o maior motivo pelo qual o briefing é essencial, é que ele garante que ambas as partes entendam qual é o objetivo do processo. Para a agência, ela passa a entender o que o cliente faz e quer, aumentando a sua satisfação e eliminando o retrabalho. Já para a empresa, existe um alinhamento de expectativas e ela sabe exatamente o que vai conseguir naquela interação, tendo a empresa um momento de reavaliar sua trajetória, já que revive todo o passo a passo até aqui relatando as informações para o briefing.

Entendendo que todo o processo é confidencial e que a agência assegura o sigilo das informações colhidas, tendo como única finalidade ajudar no entendimento e execução do projeto acordado.

Quer saber como aplicar esse assunto em suas pautas? Conte com a LMCO para mais informações!  Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.