O planejamento estratégico é um documento essencial para empresas de todos os setores do mercado, e de todos os portes. Com ele você irá traçar as suas metas para o ano que se inicia, os métodos que irá utilizar para alcança-los e todos os seus desdobramentos.
Quando bem elaborado, o planejamento estratégico permite aproveitar bem as oportunidades e obter resultados mais sustentáveis e lucrativos, além de trazer uma grande vantagem competitiva, ajudar no reconhecimento dos seus diferenciais e das ameaças do mercado.
Mas como elaborar um bom planejamento estratégico?
O primeiro passo para elaborar um planejamento estratégico eficiente é responder às seguintes perguntas:
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Onde estou?
Neste tópico, você deverá descrever o seu negócio, a que se destina, e quem é a sua concorrência. É necessário que você tenha uma ideia clara e realista a respeito do seu projeto e em que patamar ele se encontra, pois é a partir daí que a sua empresa precisará trabalhar.
Uma ferramenta para ajudar a ter uma imagem mais assertiva da sua empresa, é a Análise SWOT. Um termo originário do inglês que se refere às forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) de um negócio. Através dela, é possível determinar quais os seus pontos fortes e fracos, reconhecer as oportunidades e quais os desafios que a sua empresa pode enfrentar.
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Para onde quero ir?
Essa é a parte onde você pode descrever aonde quer chegar em um determinado prazo. É importante também elencar metas e objetivos claros e realistas, com base na análise que você realizou da sua empresa no tópico anterior.
Lembre-se: Os objetivos são os alvos macro da sua empresa, como por exemplo “Tornar-se uma referência em âmbito estadual na rede farmacêutica, com 4 filiais em Blumenau, e em mais 5 cidades de Santa Catarina”. Esse é um objetivo para ser alcançado a longo prazo, enquanto que as suas metas serão alcançadas em períodos mais curtos. Por exemplo, “Aumentar as vendas em 45% em 2020”.
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Como chegar lá?
É nesse tópico que você irá descrever todas as suas ações para alcançar os objetivos listados no tópico anterior. Determine quais as ferramentas que você irá utilizar, e qual a sua estratégia e abordagem.
O que será feito? Com qual propósito? Quando será feito? Como será feito? Por quem será feito? Onde será feito? Quais os custos?
Ou seja, é primordial que cada elemento envolvido (unidades de suporte, departamentos, grupos de trabalho e/ou indivíduos) tenham as suas atribuições no planejamento claras e detalhadas, para conquistar os alvos que você estabeleceu.
Aqui deverá ser elaborada ainda qual a abordagem que a sua empresa irá adotar para atingir as metas estabelecidas, e como cada ação será monitorada e avaliada. Quanto mais minucioso for o seu planejamento, mais completo ele será.
Um planejamento para cada setor
Agora que você já elaborou o seu planejamento macro, cada setor também irá necessitar do seu planejamento específico, como por exemplo, o setor de comunicação.
Como já tratamos anteriormente, a comunicação é uma parte primordial para o sucesso de qualquer empresa. É através de uma comunicação eficaz que o seu público irá conhecer e reconhecer os seus produtos e serviços, e todos os benefícios que terão ao adquiri-los.
Para realizar um planejamento eficiente para a comunicação da sua empresa em 2020, é importante estar atento aos seguintes quesitos:
- Análise das políticas de comunicação da empresa;
- Objetivos estabelecidos no planejamento macro;
- Análise SWOT;
- Análise do público;
- Treinamento da equipe.
Com esses pontos bem claros para toda a equipe de comunicação, é possível estabelecer quais os objetivos e metas específicas para o setor, e a partir daí, desenvolver o plano de ação.
Leia também: Tendências para 2020: o que considerar ao planejar suas ações de Marketing Digital para o novo ano?
Quanto mais preparado você estiver para o ano que se inicia, mais assertivo será o caminho do seu negócio para o sucesso. Venha conversar conosco e descubra como podemos te ajudar a levar a sua empresa mais longe.