Planejamento anual de Marketing

É fundamental saber unir o planejamento anual de marketing a execução das ações. O planejamento determina metas, monitora os resultados, faz previsões de crescimento e funciona como um roteiro das ações de marketing durante todo o ano.

Em grandes empresas, as metas e estratégias de marketing já estão todas definidas com meses de antecedência e são realizados apenas ajustes de percurso no decorrer do ano. Na verdade, o ano vigente é utilizado para planejar o ano seguinte. E sua empresa precisa fazer o mesmo.

 

Defina Metas:

 

Para fazer um bom planejamento de marketing, comece definindo quais serão as metas para o próximo ano: crescimento, expansão, aumento dos lucros. É importante que você seja realista para não se frustrar. Uma boa maneira de fazer previsões adequadas é olhar o histórico do ano anterior (por isso relatórios são tão importantes) e usá-lo como base para definição das novas metas.

 

Crie Estratégias:

 

Com dados e números em mãos, comece a pensar em quais atitudes precisa tomar para que as metas possam ser completamente alcançadas.

Você precisa se questionar sobre:

-Será preciso contratar algum profissional?

-Quais mudanças precisam ser feitas?

-Os produtos ou serviços da minha empresa estão de acordo com as necessidades do Mercado?

-Quanto devo investir em Marketing?

 

Como fazer um Plano Anual de Marketing:

  1. Planejamento:

– Resumo do planejamento (com os principais destaques)

– Análise de ambiente (interno e externo)

– Identificação do público-alvo (quem são seus clientes)

– Posicionamento de mercadológico (como o cliente enxerga sua empresa)

– Definição das metas (quais são os resultados esperados)

– Criação das estratégias (o que fazer para alcançar as metas)

  1. Implementação (pode ser uma tabela):

– Ações: o que vai ser feito

– Período: com início e fim

– Como: explique como vai funcionar

– Responsável: quem vai fazer

– Custo estimado: qual valor será necessário

  1. Acompanhamento e análise:

– Meça e registre os resultados de cada ação

– Analise o que está funcionando bem e o que não está

– Faça correções na estratégia ao longo do ano.

O Planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio, portanto, realiza-lo é de extrema importância, nós da Agência LMCO oferecemos o melhor serviço para a elaboração do seu projeto de marketing anual. Contate-nos para mais informações.

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