É fundamental saber unir o planejamento anual de marketing a execução das ações. O planejamento determina metas, monitora os resultados, faz previsões de crescimento e funciona como um roteiro das ações de marketing durante todo o ano.
Em grandes empresas, as metas e estratégias de marketing já estão todas definidas com meses de antecedência e são realizados apenas ajustes de percurso no decorrer do ano. Na verdade, o ano vigente é utilizado para planejar o ano seguinte. E sua empresa precisa fazer o mesmo.
Defina Metas:
Para fazer um bom planejamento de marketing, comece definindo quais serão as metas para o próximo ano: crescimento, expansão, aumento dos lucros. É importante que você seja realista para não se frustrar. Uma boa maneira de fazer previsões adequadas é olhar o histórico do ano anterior (por isso relatórios são tão importantes) e usá-lo como base para definição das novas metas.
Crie Estratégias:
Com dados e números em mãos, comece a pensar em quais atitudes precisa tomar para que as metas possam ser completamente alcançadas.
Você precisa se questionar sobre:
-Será preciso contratar algum profissional?
-Quais mudanças precisam ser feitas?
-Os produtos ou serviços da minha empresa estão de acordo com as necessidades do Mercado?
-Quanto devo investir em Marketing?
Como fazer um Plano Anual de Marketing:
-
Planejamento:
– Resumo do planejamento (com os principais destaques)
– Análise de ambiente (interno e externo)
– Identificação do público-alvo (quem são seus clientes)
– Posicionamento de mercadológico (como o cliente enxerga sua empresa)
– Definição das metas (quais são os resultados esperados)
– Criação das estratégias (o que fazer para alcançar as metas)
-
Implementação (pode ser uma tabela):
– Ações: o que vai ser feito
– Período: com início e fim
– Como: explique como vai funcionar
– Responsável: quem vai fazer
– Custo estimado: qual valor será necessário
-
Acompanhamento e análise:
– Meça e registre os resultados de cada ação
– Analise o que está funcionando bem e o que não está
– Faça correções na estratégia ao longo do ano.
O Planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio, portanto, realiza-lo é de extrema importância, nós da Agência LMCO oferecemos o melhor serviço para a elaboração do seu projeto de marketing anual. Contate-nos para mais informações.