Os segredos do E-Commerce

As vendas feitas online passaram a ser o modelo de negócios no Brasil. No ano passado com a pandemia aceleramos o processo de migração de lojas físicas para as online. Um relatório da XP Investimentos mostrou um crescimento de 31% em 2022. Enquanto isso, o varejo físico só vem caindo: só no primeiro trimestre deste ano houve uma queda de 4,4%, como aponta o estudo da Mastercad Spending Pulse.

Esses são números ótimos para o segmento online, e além disso mostram que o empreendedor precisa se atualizar no Mercado para não ficar para trás. Mas é claro que com tantos novos concorrentes chegando, vai ser cada vez mais competitivo ter um e-commerce de sucesso. Mas afirmamos que é possível e podemos te ajudar nisso. Hoje vamos te contar o que nunca falaram sobre ter um e-commerce de sucesso.

A importância em desenvolver o e-commerce profissional

Se você quer realmente vender online, a primeira coisa a aprender é que não basta ter um site qualquer. Criar o e-commerce com uma equipe de profissionais especializados envolve uma série de vantagens.

Os envolvidos já têm experiência e capacidade para analisar as melhores práticas desde o início. Mesmo considerando a fase de testes, o retorno sobre o investimento é bem mais rápido do que alternativas de baixa qualidade. Você já começa com o “pé direito”. Um site profissional é todo planejado para ter alto desempenho, oferecendo uma boa experiência aos clientes.

Entenda as regras do comércio online

A internet não é uma terra sem lei! Há regras muito bem definidas para vender por uma loja virtual. Um exemplo é o decreto nº 7962, também conhecido como “Lei do e-commerce”, é ele que regulamenta essa atividade.

Na lei, existem normas publicadas, como o direito de arrependimento ao consumidor e a necessidade da empresa em fornecer as informações relevantes de forma clara. Então, entenda bem as regras para não ter problemas futuramente.

Compreender a logística

Esse também é um ponto fundamental. Diferente das lojas físicas, em que o cliente se desloca até o ponto de vendas para buscar o produto, na internet, ele deve ser enviado pela empresa.

Com isso, procurar por alternativas de envio, como os Correios ou até transportadoras é essencial, ofereça opções para o seu cliente, taxas e prazos diferentes para assim ele decidir qual a melhor forma de receber o produto, além disso, vale lembrar que apesar de um custo a mais, em alguns casos é legal oferecer o frete grátis pois agrada os clientes e acaba sendo um ponto positivo da sua empresa.

Você pode usar esse recurso em datas ou promoções específicas, ou então oferecer frete grátis para uma região (que pode ser feito um estudo para ver qual a mais em conta para sua empresa), e claro, o clássico e feito pela maioria: Ofereça frete grátis acima de um valor X que será estipulado pela equipe da sua empresa.

Invista em Marketing de Conteúdo

Por fim, não podemos nos esquecer do Marketing de Conteúdo. Essa estratégia tem o objetivo de qualificar os potenciais clientes, chamados de leads, para que eles estejam mais preparados no momento de fechar a compra.

Ao criar e compartilhar conteúdos relevantes, a empresa mostra que tem toda a experiência e capacidade necessárias para oferecer as soluções, conquistando credibilidade e autoridade.

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