O que fazer para abrir meu negócio on-line?

Durante esse período de isolamento social, você deve ter ouvido falar, e muito, e Empreendedorismo Digital. O termo nada mais é que a criação de um negócio que funcione de forma digital, on-line, e que tenha a maior parte dos seus processos nesse espaço. Esses negócios podem ser de diversos tipos e para diversos segmentos.

O empreendedorismo digital tem como palavras-chave a Tecnologia e a Inovação, e o marketing digital é o seu grande aliado. Com o crescimento do uso da internet e os avanços tecnológicos o número de pessoas que tentam empreender no ambiente digital cresceu muito nos últimos anos, e mais no primeiro semestre de 2020, devido aos efeitos da pandemia do novo coronavírus, surgindo como uma solução rentável para muitas empresas que antes atuavam somente de forma física.

O meio on-line possibilita diversas vantagens para quem quer abrir o seu negócio. Muitas mais até do que abrir uma loja física, que irá demandar aluguel de loja, contratação de funcionários, um complexo processo logístico e de documentações. Enquanto que empreender de forma on-line trará as seguintes vantagens:

 

Homem fala ao telefone sobre empreendedorismo digital. Ele sorri, está sentado em um café, usando um blazer cinza e uma camisa branca por baixo. No pulso um relógio digital, ele tem barba e cabelo castanhos claros.
Uma das vantagens dos negócios online é poder trabalhar em qualquer lugar
  1. Custos iniciais mais baixos: Para empreender no ambiente digital, não é necessário um grande investimento inicial. Esse formato de negócio é muito mais acessível do que uma empresa física, pois não exige estruturas complexas ou muitos funcionários. O investimento inicial será apenas o seu tempo e uma plataforma digital. Contudo, o investimento em marketing é extremamente necessário para que a sua ideia evolua e você conquiste clientes, e, por isso, você deve considerar contar com a ajuda de uma agência de marketing digital, por exemplo. Lembre-se sempre: quanto mais bem feito o trabalho de marketing for, mais chances do seu negócio on-line crescer, e se prender na ideia de que “meu sobrinho faz, ele tá sempre no celular, entende dessas coisas”, pode matar o seu projeto antes mesmo dele começar. 
  2. Gerenciamento remoto: A praticidade é uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital é a praticidade de poder gerenciar o seu negócio de onde você estiver, apenas com um computador e acesso à internet, Dessa forma, você pode flexibilizar os seus horários de trabalho, de acordo às suas necessidades e às necessidades do seu negócio. Mas cuidado:  apesar da praticidade, empreender no âmbito digital também requer foco, atenção e muito trabalho. Para que um negócio on-line vá para frente você precisa tratá-lo como trabalho e não como apenas um hobbie. 
  3. Alcance de mais clientes em menos tempo: Uma das maiores vantagens de empreender de forma digital é a possibilidade de “escalonar” rapidamente. Ou seja, crescer o seu negócio em pouco tempo. Atualmente a maioria dos brasileiros já está conectada na internet, e mesmo quando querem comprar algo em uma loja física, buscam informações on-line sobre o produto/serviço que precisam (leia aqui). E conforme as ferramentas evoluem, os números só crescem. Os empreendedores digitais encontram na internet a possibilidade de estar conectado com mais pessoas ao mesmo tempo, trabalhando na evolução do seu negócio 24h por dia, 7 dias por semana – mesmo quando eles mesmos não estão on-line, graças as ferramentas de automação.

 

Mulher digita em computador com a tela em branco.
Existem alguns tipos de negócios Digitais que você pode começar durante este período e dar continuidade.

Mas quais os tipos de negócios digitais que você pode iniciar?

– Infoprodutos: Conhecimento é um dos produtos mais valiosos na atualidade. Cursos, e-books e webinars são algumas das formas de compartilhar o seu conhecimento on-line através de landing pages e das redes sociais, e ainda gerar retorno financeiro. 

– E-commerce: Esse modelo de negócios exige muito pouco. Se você é artista e produz peças personalizadas, por exemplo, você já pode vendê-las em um e-commerce. E isso vale para todo tipo de produtos. Envolve uma quantidade menor de funcionários mas ainda assim é necessário cuidado com o estoque, logística, entregas e investimento em marketing. 

– Marketplace: Enjoei, Ifood e Uber são alguns exemplos de marketing place, ou seja, um espaço coletivo de vendas on-line, que conecta a oferta e a demanda através de uma plataforma como um aplicativo ou site, como uma espécie de shopping virtual. O mais interessante do marketing place é que ele atende a um nicho específico de mercado com um público mais específico, aumentando as chances de vendas.

Seja qual for o tipo de empresa que você pretende começar no ambiente digital, contar com o suporte de uma equipe de marketing digital especializada, que conhece bem o funcionamento das ferramentas digitais, pode fazer uma grande diferença entre o seu negócio on-line dar certo ou ser mais uma iniciativa frustrada na internet. 

Converse conosco e descubra como a LMCO pode te ajudar a chegar mais longe. Clique aqui e fale com nossa equipe.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.