Afinal, o que é Lead Scoring?
Atualmente, o método de Lead Scoring já se tornou indispensável para quem trabalha com Inbound Marketing e quer melhorar a produtividade dos times de Marketing e Vendas. Já tinha ouvido falar sobre ele? Se quer conhecer os detalhes e como implementar na prática, você está no lugar certo!
Antes de tudo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Lead Scoring não é uma bola de cristal que diz se um Lead vai ou não virar seu cliente. Geralmente, essa priorização é feita através de uma nota (daí o nome “score”).
É essa nota que indica quais Leads são melhores ou piores para o seu negócio, e quais estão mais prontos para a compra (os chamados Leads “quentes”).
O que o lead scoring faz, em resumo, é atribuir pontos para cada lead de acordo com determinadas características que eles apresentam e com o comportamento deles perante as estratégias de marketing às quais eles são expostos.
Os parâmetros para a pontuação são definidos pelo time de marketing e de vendas. Ao conseguir uma quantidade específica de pontos, o lead é considerado pronto para receber uma proposta comercial.
Assim, ele avança uma etapa no funil de vendas e passa da área de marketing para a área de vendas, a qual cabe tentar levar esse lead qualificado por meio do scoring até a conversão de uma venda.
Benefícios do lead scoring: por que fazer?
O lead scoring agiliza processos comerciais e traz mais produtividade ao negócio. Mas como isso ocorre na prática?
Entenda observando suas principais vantagens:
- Mais produtividade para o time de vendas
Um dos principais benefícios do lead scoring é a o aumento da produtividade, pois as abordagens comerciais são feitas no momento certo.
- Aumento das vendas
Além de maior produtividade, outra vantagem da pontuação de leads se refere ao aumento das conversões, pois os vendedores conseguem se concentrar em leads realmente qualificados e mais propensos a se tornarem clientes.
- Encurtamento do ciclo de vendas
Ciclo de vendas é a duração média que uma equipe comercial leva para fechar um negócio do momento em que o lead é abordado pela primeira vez até a conversão da venda.
- Diminuição da taxa de churn
Taxa de churn é uma métrica definida pela porcentagem de clientes que desistem de manter o relacionamento com a empresa ao final de um determinado período, em relação ao total de clientes que a empresa tinha no início desse período.
- Maiores índices de satisfação dos clientes
Se você acerta constantemente no tipo de cliente que terá para seu negócio, ele está muito satisfeito com ele. O lead scoring tem esse poder de atrair os clientes ideias para mais perto de sua empresa e, assim, garantir altos índices de saudação.
- Melhora da reputação da sua marca
Taxas de churn menores, NPS mais alto, vendas feitas rapidamente, sem tomar muito tempo dos clientes. Esses são alguns dos ingredientes necessários para que a reputação da sua marca esteja lá no alto.
Afinal, é uma característica dos novos consumidores compartilhar suas impressões sobre uma experiência como cliente nas redes sociais. E isso só pode ter um efeito positivo sobre a reputação do seu negócio.
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