O que é Lead Scoring ?

Afinal, o que é Lead Scoring?

Atualmente, o método de Lead Scoring já se tornou indispensável para quem trabalha com Inbound Marketing e quer melhorar a produtividade dos times de Marketing e Vendas. Já tinha ouvido falar sobre ele? Se quer conhecer os detalhes e como implementar na prática, você está no lugar certo!

Antes de tudo, ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Lead Scoring não é uma bola de cristal que diz se um Lead vai ou não virar seu cliente. Geralmente, essa priorização é feita através de uma nota (daí o nome “score”).

É essa nota que indica quais Leads são melhores ou piores para o seu negócio, e quais estão mais prontos para a compra (os chamados Leads “quentes”).

O que o lead scoring faz, em resumo, é atribuir pontos para cada lead de acordo com determinadas características que eles apresentam e com o comportamento deles perante as estratégias de marketing às quais eles são expostos.

Os parâmetros para a pontuação são definidos pelo time de marketing e de vendas. Ao conseguir uma quantidade específica de pontos, o lead é considerado pronto para receber uma proposta comercial.

Assim, ele avança uma etapa no funil de vendas e passa da área de marketing para a área de vendas, a qual cabe tentar levar esse lead qualificado por meio do scoring até a conversão de uma venda.

Benefícios do lead scoring: por que fazer?

O lead scoring agiliza processos comerciais e traz mais produtividade ao negócio. Mas como isso ocorre na prática?

Entenda observando suas principais vantagens:

  1. Mais produtividade para o time de vendas

Um dos principais benefícios do lead scoring é a o aumento da produtividade, pois as abordagens comerciais são feitas no momento certo.

  1. Aumento das vendas

Além de maior produtividade, outra vantagem da pontuação de leads se refere ao aumento das conversões, pois os vendedores conseguem se concentrar em leads realmente qualificados e mais propensos a se tornarem clientes.

  1. Encurtamento do ciclo de vendas

Ciclo de vendas é a duração média que uma equipe comercial leva para fechar um negócio do momento em que o lead é abordado pela primeira vez até a conversão da venda.

  1. Diminuição da taxa de churn

Taxa de churn é uma métrica definida pela porcentagem de clientes que desistem de manter o relacionamento com a empresa ao final de um determinado período, em relação ao total de clientes que a empresa tinha no início desse período.

  1. Maiores índices de satisfação dos clientes

Se você acerta constantemente no tipo de cliente que terá para seu negócio, ele está muito satisfeito com ele. O lead scoring tem esse poder de atrair os clientes ideias para mais perto de sua empresa e, assim, garantir altos índices de saudação.

  1. Melhora da reputação da sua marca

Taxas de churn menores, NPS mais alto, vendas feitas rapidamente, sem tomar muito tempo dos clientes. Esses são alguns dos ingredientes necessários para que a reputação da sua marca esteja lá no alto.

Afinal, é uma característica dos novos consumidores compartilhar suas impressões sobre uma experiência como cliente nas redes sociais. E isso só pode ter um efeito positivo sobre a reputação do seu negócio.

Conte com a LMCO para mais informações!  Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *