Métricas – como interpretar dados das redes sociais?

As mídias sociais têm se mostrado cada vez mais um forte alinhado para empresários e empreendedores dos mais diversos segmentos. O poder de alcance, de divulgação e interação que elas oferecem, além das milhares de possibilidades criativas, podem ajudar a alavancar o seu negócio para um patamar mais elevado no mercado e na opinião pública. Porém, estar presente no ambiente digital é só o primeiro passo. Para se destacar é preciso aplicar estratégias eficazes e personalizadas para o seu negócio. E é aí que as métricas entram.

Cada mídia social oferece uma série de dados para cada publicação que você faz. Através delas, é possível mensurar e avaliar se as estratégias aplicadas estão dando resultados, e esses resultados são positivos ou negativos.

Por que as métricas são tão importantes?

Imagine que você está analisando a possibilidade de inserir uma mudança em um dos seus produtos ou serviço prestado por sua empresa. Antes de aplicar aquela mudança e alterar de vez o seu produto, você deve fazer testes, pesquisas de opinião junto ao público-alvo, analisar como ele será recebido pelos seus clientes e pesar os prós e contras dessa mudança, certo?

No ambiente digital não é diferente.

Cada estratégia aplicada precisa ser avaliada e os seus resultados medidos para que você saiba se ela está dando certo ou não e quais melhorias é preciso fazer para alcançar o objetivo desejado.

As métricas são os dados que vão te permitir realizar essa análise, para que você possa avaliar quais serão os próximos passos, onde é preciso fazer investimentos, quais ações não são tão eficazes, e quais delas estão funcionando como previsto.

A partir dos dados disponibilizados por cada uma das mídias em que o seu negócio está inserido, é possível trabalhar estratégias mais eficazes para as suas publicações.

Mas para isso, é preciso compreender o que cada dado significa na prática, e como utilizá-los ao seu favor.

Quais as principais métricas que você precisa estar atento?

  • Alcance: O Alcance mostra quantas pessoas visualizaram a sua publicação. Ele estará dividido em “total”, “orgânico” – que é o alcance natural da sua página -, e “promoções” – que é o alcance pago. O Facebook, por exemplo, tem diminuído cada vez mais o alcance orgânico das publicações, e estima-se que apenas 3% dos seguidores recebem as publicações nessa rede social, enquanto que o Instagram chega a até 10% dos seguidores de forma natural.
  • Engajamento: O Engajamento é a métrica que mede o quanto o seu público está se envolvendo com as suas publicações. Ele leva em consideração as curtidas, comentários, compartilhamentos cliques nos links, mensagens diretas, etc., e pode ser considerada uma das métricas mais importantes, pois vai dar parâmetros para saber como o seu público está recebendo suas postagens, e a qualidade do seu material. Analisar o engajamento é ainda mais importante do que a quantidade de curtidas e comentários de forma isolada, pois te dá um parâmetro mais amplo de como os seus seguidores estão recebendo o seu conteúdo e interagindo com ele.
  • Taxa de Cliques e Tráfego das Redes Sociais: Essas são métricas muito importante para quem costuma gerar conteúdos como blogs e outras postagens que visam direcionar o usuário para um site ou landing page. Através delas, é possível saber se essas postagens estão cumprindo o seu propósito de fazer o usuário clicar nos links que você disponibiliza, e quantos dos visitantes do seu site são oriundos das redes sociais.
  • Perfil dos seguidores e visitantes: Outra métrica que você precisa estar sempre de olho é o perfil dos seus seguidores e visitantes. Através dela é possível saber quem são as pessoas que estão acompanhando as suas publicações. Informações como gênero, idade, local de origem e escolaridade podem ser muito úteis para que você possa oferecer conteúdos personalizados aumentando a interatividade e o interesse do seu público.
  • Compartilhamento: Quando um usuário é impactado por um conteúdo ele dá um like, mas quando ele é muito impactado, ele compartilha. Os compartilhamentos são extremamente importantes pois mostram que o interesse do usuário naquele tipo de publicação é tão grande que ele quer mostrar para os amigos, e por isso, é uma métrica que merece muita atenção. No caso do Instagram é preciso destacar também a opção “salvar”, pois ela tem uma função diferente do compartilhamento, mas com significados Quando o usuário salva a publicação ele está demonstrando muito interesse naquele tipo de conteúdo e que irá revisitá-lo outras vezes.

Viu como as métricas são importantes para o seu negócio crescer no ambiente on-line? Mas, como falamos anteriormente, de nada adianta coletar os dados se você não conseguir convertê-los em estratégias eficazes que geram leads e convertem vendas para a sua empresa. Para isso, você pode contar com uma equipe especializada, que vai te ajudar a encontrar as estratégias ideais para o seu negócio.

Quer saber mais? Vem conversar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.