No artigo anterior vimos que as plataformas online podem ser uma poderosa ferramenta para as empresas prospectarem novos negócios e fortalecerem o seu relacionamento com os seus clientes. Além disso, entender quais plataformas são adequadas para a sua empresa e quais não, é fundamental para criar estratégias eficazes de marketing digital. negócio
Twitter negócio
Podemos dizer que esta é a rede social para quem gosta de opinar. Os usuários dessa plataforma fazem uso dela para comentar acontecimentos, notícias e novidades de todo o mundo.
Quando se trata de perfis empresariais, o Twitter pode funcionar como um canal de relacionamento com o cliente e uma boa forma de coletar feedbacks sobre os seus produtos ou serviços. Além disso, você pode utilizá-lo para divulgar novidades, eventos e promoções, criando expectativa para novas ações da sua empresa.
Mas atenção: por ser uma rede social bastante informal, a comunicação deve ser feita em tom mais leve e até divertido.
YouTube negócio
Aqui as publicações são exclusivamente no formato de vídeos. É um canal eficiente para os mais diversos tipos de empresas, já que tem um público extremamente variado. Porém é importante estabelecer uma linha de publicações mais específica e manter a frequência de postagens, e por isso a opção de criar um canal só é viável se você avaliar que a sua empresa terá um volume satisfatório de vídeos produzidos para “alimentar” o canal.
Se não for este o seu caso, outra forma de promover a sua empresa no YouTube é através de parcerias com youtubers famosos ou digital influencers, pessoas que já tenham um volume grande de visualizações em seus vídeos e que tratem temas de interesse do seu público-alvo. Essa relação pode ser feita através de permutas para que eles avaliem e indiquem os produtos/serviços oferecidos por você aos seguidores do canal (lembrando que esses produtos são oferecidos aos influencers gratuitamente, como uma espécie de amostra).
Uma terceira opção para o YouTube é utilizando anúncios pagos e “comerciais” veiculados antes, durante ou depois dos vídeos publicados na plataforma.
É importante ressaltar que seja qual for a melhor opção para o seu negócio é imprescindível prezar por imagens e vídeos com a mais alta qualidade possível, e a linguagem adaptada ao público daquela plataforma.
Verificando as métricas
Sejam quais forem as plataformas que a sua empresa esteja inserida, é sempre importante verificar as métricas. Os dados e os gráficos fornecidos pelas próprias redes sociais não devem ser ignorados, pois são eles que dirão se a estratégia adotada está realmente funcionando para alcançar os objetivos do seu negócio, ou se precisam ser revistas.
Outra forma de verificar esses dados é através de plataformas como o Google Analytics, um serviço gratuito oferecido pela Google que te permite cadastrar o seu site e suas redes sociais para gerar dados de visitas, visualizações e diversos tipos de métricas.
Mas lembre-se: tão importante quanto coletar os dados é interpretá-los para, a partir deles, conseguir criar ações estratégicas para a sua empresa. Por isso pode ser necessário contar com uma equipe especializada para te auxiliar nessa empreitada.
Mas se você ainda tem dúvidas, nós podemos te ajudar a encontrar as melhores plataformas para a sua empresa estar inserida. E então, vamos conversar?