Marketing Rural e Agro

Você já ouviu aquele slogan: “Agro é tech, agro é pop, agro é tudo!”? Pois é, isso também é Marketing Rural. Em diversos segmentos rurais, o uso do marketing já é uma realidade consolidada. No caso do agronegócio, as vantagens proporcionadas têm sido mais exploradas somente por grandes empresas, no entanto, as estratégias de marketing apresentam benefícios sólidos, independentemente do tamanho da companhia.

O que é Marketing Rural

Uma estratégia que envolve um conjunto de processos utilizados para identificar necessidades de mercado, criar soluções, divulgar e gerar valor em produtos e serviços de agropecuária, por exemplo, em toda a cadeia do agronegócio desde o produtor até o consumidor final. Muitas atividades podem ser listadas neste processo como: embalagem, distribuição, branding, comunicação, propaganda, publicidade, comercialização, entrega e relacionamento com o cliente.

No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural – a ABMR, que realiza um ótimo trabalho realizando pesquisas de interesse das organizações que atuam na área do agronegócio. Nota-se, porém, um grande avanço na Web, com o surgimento de inúmeros portais e de serviços de notícias, o que deixa entrever um futuro promissor para o Marketing Rural no Brasil.

Posicionamento de marca

É normal conversar com pessoas e perceber que alguma marca foi consolidada no imaginário como referência em qualidade e atendimento. Está é uma das consequências trazidas pelas ações de marketing e branding.

Através de um bom posicionamento de marca, o negócio pode ser considerado como autoridade no assunto, sendo pauta em mídias, formando opinião e sendo referência para o público.

 

Aumento das vendas

Está é com certeza a vantagem mais almejada pelos os que buscam investir em marketing dentro do agronegócio. Um empreendimento consiste em um ciclo de produção e venda do produto ou serviço oferecido. Todavia, para que a venda ocorra é preciso criar estratégias, correr atrás e ser lembrado pelo cliente.

Um empreendimento que não é visto, não é lembrado e está passando por uma instabilidade financeira, dificilmente vai ter um bom crescimento na venda de seus produtos. Isto atrapalha a lucratividade do negócio. O marketing surgiu como uma forma de aumentar a capacidade de vendas, e relevância das empresas.

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