Marketing e Oktoberfest

Muitas cidades brasileiras já estão adotando a realização dessa grande festa alemã, como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, no entanto, a de Blumenau é a maior e mais tradicional do País, recebendo milhares de visitantes todos os anos.

Contextualizando

A cidade, colonizada por imigrantes alemães, sempre manteve viva a cultura e as tradições de seus antepassados. No início da década de 80, empresários e representantes de entidades de classe e o poder público de Blumenau se uniram e idealizaram um evento onde essa cultura é celebrada e mostrada ao mundo.

Inspirada naturalmente pela original e tradicional festa alemã, nasceu em 1984 a Oktoberfest de Blumenau-SC.  Naquele primeiro ano, em apenas dez dias de festa, mais de 100 mil pessoas visitaram o evento. Nas décadas seguintes, a festa consolidou-se como um dos maiores eventos turísticos do Brasil e hoje é considerada a segunda maior Oktoberfest do mundo.

Na atualidade

A festa segue acompanhando as tendências tecnológicas, modernizou-se em muitos sentidos, e, celebra igualmente todos os elementos da cultura germânica local! A cada ano, reúne mais de 500 mil pessoas que experimentam o amor pelas tradições, música, dança, trajes típicos e gastronomia típica. Tudo isso com muita alegria, e, claro, um delicioso chopp.

Contando com vários patrocinadores que são divulgados em diversos momentos do evento, a Oktoberfest é uma ótima maneira de consolidar a sua marca em Blumenau e região e até mesmo no mundo todo, já que na época das festas, a cidade recebe diversos estrangeiros de Países diferentes.

Desfiles

Os desfiles da Oktoberfest são as maiores e mais ricas formas de expressão da cultura germânica de Blumenau. Clubes de Caça e Tiro, grupos folclóricos, bandas, brinquedos exóticos e alegorias participam para animar ainda mais a festa.

São mais de três mil pessoas de todas as idades desfilando com seus trajes típicos, danças e muita alegria. Nos brinquedos e carrinhos que participam dos desfiles na famosa rua XV de Novembro, ficam expostos marcas de patrocinadores, que são divulgados gerando mídia espontânea para os mesmos.

Durante o desfile, a maioria dos carros possuem barris de chopp, que além de serem consumidos pelos participantes, são esporadicamente servidos ao público que assiste. Também são distribuídos vários outros mimos, que normalmente são fornecidos pelos patrocinadores dos grupos.

É importante ressaltar que quando se tem criatividade e marcas dispostas a investir em eventos tradicionais, todos saem ganhando!

 

 Conte com a LMCO para mais informações!  Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.