Marketing Digital para Fotógrafos

Muitos Fotógrafos provavelmente usam o Marketing Digital e não se dão conta disso: criando um Portfólio Online, publicando sobre o seu trabalho nas Redes Sociais ou enviando um e-mail para saber o que um cliente achou das fotos.

Todas essas ações são digitais. Mas, quando falamos de marketing digital para fotógrafos, não dá para se contentar apenas com um post no Instagram ou com uma troca de mensagens. Deve-se conhecer as estratégias para planejar as suas ações em busca dos melhores resultados.

A internet pode ser a maior aliada para atrair clientes e fortalecer o seu nome/marca. Se é isso que você quer, continue lendo esse Blog para entender tudo sobre o Marketing Digital para fotógrafos e como você pode aproveitá-lo.

Porque o Marketing Digital é importante para Fotógrafos:

O que não falta são pessoas procurando por indicação de fotógrafos no Google, muitas vezes elas estão até buscando por referências de fotografias e poses, aí acabam encontrando um trabalho, se apaixonam por ele, e contratam o autor da imagem.

Ou seja, quanto mais você se dedicar a transmitir uma boa imagem na internet, mais oportunidades surgirão. Se você ainda não se convenceu, vamos falar agora dos principais benefícios do Marketing Digital para fotógrafos:

-Aparecer para potenciais clientes;

-Encontrar o seu nicho;

-Interagir com o público;

-Manter o contato com clientes;

-Valorizar o seu trabalho;

-Otimizar o dia a dia.

Como montar a sua estratégia:

Tudo o que estamos acostumados a ver no marketing offline (imagens, formatos, linguagem etc.) não pode ser simplesmente replicado na internet. Exemplo: não dá para usar a mesma arte do panfleto impresso no post do Facebook. O ambiente é diferente, logo, o consumo de conteúdos também é. Para garantir bons resultados você deve pensar dentro do contexto digital.

Vamos agora ao passo a passo:

  1. Pesquise e construa a sua persona;
  2. Analise a atuação do seu mercado;
  3. Defina objetivos e metas;
  4. Defina estratégias.

 

Estratégias utilizadas no Marketing Digital para Fotógrafos:

-In-bound marketing:

Essa estratégia se baseia na ideia de que você não precisa mais ir atrás do cliente, é ele que encontra você. Por isso, também é chamado de marketing de atração. Depois de serem atraídos, os potenciais clientes são tratados como leads e se relacionam com a marca (geralmente, por e-mail marketing) até amadurecer a sua decisão de compra.

-Marketing de conteúdo:

É a principal maneira de atrair interessados no inbound marketing. Com conteúdo relevante, você consegue aproximar e engajar potenciais clientes, que percebem a sua utilidade para eles. A principal ferramenta do marketing de conteúdo é o blog, que reúne os posts e faz com que você seja encontrado no Google.

-Marketing de performance:

As estratégias anteriores são orgânicas, ou seja, você não precisa investir em mídia para divulgar o seu nome. Porém, existem também as mídias de performance, que são os canais pagos do marketing digital. Com eles, você define um público-alvo específico e, assim, tem mais precisão na sua estratégia.

-Marketing de recomendação:

A propaganda boca a boca não surgiu na internet, mas foi potencializada por ela. Assim, surgiu o marketing de recomendação, que se baseia nas opiniões de outros consumidores publicadas na web para fortalecer a sua marca. Experiências de outras pessoas influenciam fortemente na escolha por um ou outro fotógrafo.

-Marketing de influência:

Também não surgiu na internet, mas ganhou outros patamares nela. Os influenciadores da web têm hoje tanta ou mais relevância que as celebridades da mídia. Com seguidores fiéis e engajados, eles têm poder de moldar comportamentos e influenciar opiniões. Por isso, quando o seu trabalho é recomendado por eles, você ganha a confiança do público.

Marketing e Insights:

A análise de dados é um ponto muito importante no Marketing, mas não deve se encerrar nela mesma. Ela precisa gerar insights para as ações futuras que melhorem o desempenho do seu negócio. Se não for para otimizar a sua estratégia, nem precisa olhar para as métricas.

Portanto, depois de analisar os dados e extrair informações dos relatórios, é hora de verificar o que deu certo ou errado e ajustar o caminho. Eis aí a grande vantagem da mensuração de resultados na internet: você faz mudanças norteadas por dados, e não por achismos.

O seu cliente já está na internet, buscando serviços como o que você oferece, mas admirando as fotos dos seus concorrentes. Agora, é hora de você também aparecer para ele!

Com a LMCO você pode criar uma estratégia de marketing digital bem pensada para encantar o seu cliente. Tenha certeza de que ele vai gostar de interagir com você, saber como anda o seu negócio e, principalmente, olhar as suas fotos. E aí está o grande segredo: oferecer uma boa experiência ao seu cliente.

Gostou de saber sobre marketing digital para fotógrafos? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais para mostrar que você está de olho em novas maneiras de melhorar o seu negócio!

Acesse também nosso Blog: A importância da televisão para o Marketing e Publicidade.

 

Instagram

Facebook

Site

Blog

Twitter

Youtube

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.