Além de toda a visibilidade online, o Marketing Digital ajuda a construir uma audiência qualificada para a marca, tem um investimento mais baixo quando comparado ao Marketing Tradicional e ainda proporciona resultados reais e mensuráveis. empresas
Abaixo alguns pontos de como o Marketing Digital pode contribuir no desenvolvimento de um negócio.
I. Estar fortemente presente na internet
Imagine que você possui um problema ou uma dúvida, com isso você provavelmente irá buscar uma solução na internet através do Google, que é um dos maiores buscadores.
Portanto um bom planejamento e investimento em Marketing Digital pode contribuir para que sua empresa apareça nos resultados de busca, reduzindo “custo” de aquisição de clientes.
Podendo aparecer nas buscas quando alguém procura por uma solução que sua empresa oferece, mas também quando alguém procura pela sua própria empresa.
Alguma vez você já se sentiu frustrado ao procurar por uma empresa no Google ou no Facebook e não encontrá-la?
Ter uma presença digital hoje em dia é fundamental. E se o cliente está buscando por sua empresa e não a encontra na internet, ou encontrar um site e redes sociais desatualizadas, as chances de ele não entrar em contato com você são imensas.
Portanto a presença digital vai além de mecanismos de busca e redes sociais. Um site com um domínio próprio é o mínimo que sua empresa precisa para ter uma boa presença digital.
II. Construir uma audiência qualificada
Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões?
Outro ponto importante do Marketing Digital para empresas é o fato de você poder construir uma audiência que realmente deseja consumir seu produto/solução e se relacionar com ela até fidelizá-la.
Através das ferramentas do Marketing Digital é possível atrair as pessoas que realmente estão interessadas em seu produto/solução.
Além disso, é importante ter uma base de dados de possíveis clientes, seja por meio de emails cadastrados ou assinantes de newsletter. Por meio desses dados a algumas formas de tentar conquista-los.
III. Falar com o público certo na hora certa
No tópico acima, falamos sobre construir a audiência certa. No entanto, o Marketing Digital possibilita ir além e não só construir o público certo, mas comunicar-se com ele na hora certa.
Ao contrário do marketing off-line, em que muitas vezes é impossível precisar exatamente para qual audiência você está falando, o Marketing Digital disponibiliza um nível de segmentação muito mais preciso do seu público.
É possível também criar mais de um público e segmentar a comunicação para cada tipo de audiência. Com as ferramentas existentes no mercado, tornou-se mais fácil monitorar as atividades e os perfis dos usuários.
Isso permite que você personalize muito mais suas ações e campanhas de marketing, de forma específica para as pessoas a quem você quer anunciar um produto, serviço ou conteúdo.
Por exemplo, se você segmentou suas ações para donos de pequenos mercados, isso possibilita que você faça anúncios e campanhas que respondam às dúvidas específicas desse segmento.
Em virtude disso, seu público se identificará muito mais com suas ações, e assim os resultados tendem a ser bem melhores.
Sabe aquela campanha de email que você recebe e que não tem nada a ver com o que você precisa? Ou aquele flyer que você recebeu na caixa de correio e que oferece um produto que você já comprou?
Esses erros na comunicação costumam custar caro, e com o Marketing Digital você pode medir esses ricos podendo evita-los.
IV. Sair na frente da concorrência
No RD Summit de 2016, o Eric Santos, CEO da RD, falou sobre como o Marketing Digital tem ajudado o mercado brasileiro. Citou que há 16 milhões de empresas no Brasil, mas apenas 10 mil estão utilizando soluções de Marketing Digital.
Isso mostra que apenas 0,06% das empresas investem de fato em Marketing Digital, um número ainda muito baixo. empresas
Ou seja, se começar a investir hoje, você se diferenciará de boa parte de seus concorrentes. Sua empresa pode se diferenciar da concorrência com a criação de bons conteúdos que auxiliem o cliente na identificação e solução de seus problemas.
Imagine que você está buscando por uma solução e ainda não possui referências.
Sendo assim, em qual empresa você confia mais: uma empresa que possui um bom site dinâmico, uma boa rede social e um blog com conteúdos gratuitos e de valor ou em uma empresa que não tem nada disso?
V. Analisar resultados com precisão
Como dissemos acima, o Marketing Digital permite que você determine com muito mais precisão quem é seu público e quais são seus gostos e preferências.
Com isso, é possível acompanhar com a mesma exatidão os resultados de qualquer ação de Marketing Digital.
Vamos usar como exemplo um anúncio em flyer e uma campanha de Email Marketing.
No primeiro caso você sabe quantas peças imprimiu, mas não consegue saber exatamente quantas foram entregues, quantas foram de fato lidas e quantas geraram vendas para a sua empresa.
Já no segundo caso, você consegue ter o acesso exato de quantas pessoas abriram o email, quantas clicaram em algum link. E em alguns casos/ferramenta é possível saber quantas efetuaram uma compra por meio dessa campanha.
O exemplo não se limita a esse tipo de campanha, é possível monitorar com extrema precisão: O comportamento dos usuários em seu site, o desempenho de anúncios no Google, os resultados de uma postagem nas mídias sociais, o caminho de referência do usuário.
Nesse aspecto, ferramentas de web analytics ajudam muito na hora de mensurar os mínimos detalhes dos resultados das estratégias de Marketing Digital.
Precisando, a agência LMCO, está aqui para lhe apresentar uma proposta comercial, para você atingir seus objetivos.
Adaptado de: Flaubi Farias – 05.2017.