O Marketing Jurídico é importantíssimo para o sucesso dos Escritórios de Advocacia. Com estratégias bem pensadas e colocadas em prática, há grandes chances de conquistar e fidelizar clientes.
Porém, o assunto surgiu recentemente, e, junto com ele, diversos questionamentos como: Como fazer? Por onde começar? Como arranjar tempo para isso? Para responder essas e outras dúvidas, preparamos este conteúdo exclusivo. Se o assunto é do seu interesse e você quer saber como aplicar estratégias de Marketing Jurídico para melhorar os resultados do seu escritório, está no lugar certo!
O que é o Marketing para Advogados:
O código de ética dos advogados não permite que se faça propaganda voltada para captação de clientes e isso já é bastante compreendido pela classe. No entanto, isso não significa que não se tenha como fazer divulgação do escritório. Para isso, existem técnicas específicas.
Afinal, apesar de propaganda ferir o código de ética da OAB, o Marketing Jurídico é permitido e não é muito complicado fazê-lo com qualidade. Assim, o advogado pode prospectar potenciais clientes e, juntamente com sua competência profissional, crescer no mercado.
Marketing para Advogados é uma estratégia de posicionamento que não se trata de propaganda, mas de tornar claro as habilidades e especialidades, bem como os problemas que pode resolver. Afinal, a advocacia ainda é um negócio: você presta um serviço, é solicitado por um cliente e disto produz uma solução, recebendo um valor pelo que foi feito. A única diferença é que advogados trabalham com conquista do cliente e não sua captação.
Dessa forma, não se faz uma abordagem direta voltada para persuasão, o que fere o código, mas sim uma publicidade informativa. O objetivo desse tipo de publicidade é trazer informações através de artigos, assim, o Marketing para Advogados trabalha no sentido da criação de autoridade no mercado, conquistando respeito do público e tornando-se referência.
Esse tipo de Marketing não fere o código da OAB, que no artigo 39, informa que a publicidade profissional tem função informativa, então, como dito antes, não deve ser projetado num modelo de captação ou mercantilização. Dessa forma, o advogado não pode agir de forma ativa, oferecendo contato, mas pode sim trazer informações relevantes ao público e criar autoridade!
Como fazer Marketing Jurídico:
Ser visto significa ser conhecido, e ser conhecido, no mundo da advocacia, significa obter clientes com mais frequência, tornando o negócio rentável, aumentando lucros e desenvolvendo a atividade de forma economicamente sustentável.
O local mais comum e próspero para se investir em marketing atualmente é a internet. Com a pluralização do acesso às redes, o meio se tornou um grande aliado de empresas, de acordo com o Código de Ética da OAB, o advogado pode ter um site próprio e até atuar nas redes sociais, possibilitando a formação de uma planejamento de marketing sólido, que estenda o alcance de públicos do escritório, no mesmo momento em que possibilita a criação de uma figura de autoridade nos assuntos abordados, possibilitando o aumento da competitividade e a conquista de novos públicos
O quê é aconselhável fazer:
–É permitido veicular anúncio da sociedade de advogados, contendo nomes e registro na OAB dos advogados, número de registro da sociedade de advogados, endereço eletrônico e horário de atendimento;
-É permitido ao advogado ter website e veicular anúncios na Internet observando a mesma moderação da veiculação em jornais e revistas especializadas;
-Pode divulgar seu site pela Internet, com publicação de anúncios do website do Advogado ou do Escritório em outros sites na Internet;
-É permitido o uso de logotipos, mas têm de ser compatíveis com a seriedade da Advocacia.;
-É permitida a veiculação em espaços para publicidade de Advogados ou Escritórios de Advocacia em página de revista jurídica na Internet;
-É considerada “apenas informativa” e moderada reportagem jornalística informando sobre a participação de advogados em seminário jurídico;
-É permitido veicular anúncios de serviço de apoio a advogados em revistas e jornais. O advogado “deve” utilizar revistas e jornais especializados em Direito, dirigidos aos profissionais, para veicular seus anúncios;
-É permitido mencionar a especialidade do escritório ou advogado em anúncio;
-É permitido o uso de fotografias nas home pages, mas estas devem ser compatíveis com a imagem da advocacia.
O que não pode ser feito no Marketing Jurídico:
-Não é permitido anunciar em catálogos empresariais ou profissionais, como o Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia;
-Não é permitida a publicidade através de rádio ou televisão;
-Não é permitido utilizar cores extravagantes na placa de identificação; do escritório. As cores devem ser “discretas e moderadas”;
-Não é permitido oferecer serviços via e-mail;
-Não é permitida a publicidade em locais de utilização pública, como em clubes esportivos, nem em uniformes esportivos;
-Não é permitido mencionar o resultado de uma possível contratação, como a “desoneração de encargos trabalhistas”;
-Não é permitida a publicidade ao lado de ofertas de serviços e produtos de consumo;
-Não é permitida a publicidade em paredes de edifícios;
-Não é permitido estampar nome profissional em objetos estranhos à Advocacia, como chaveiros e calendários;
-Não é permitida a utilização de nomes de fantasia;
-Não é permitida a utilização de fotos dos prédios dos Tribunais (visa evitar associação do órgão com o escritório).
O que fazer?
Investir em Marketing Jurídico pode tornar o negócio mais lucrativo, competitivo e conhecido, tanto pela sociedade quanto por outros profissionais.
Desenvolver uma estratégia de marketing jurídico concisa e eficiente é o primeiro passo para garantir a sustentabilidade da empresa, conquistar clientes, expandir o nome do escritório e tornar os advogados envolvidos reconhecidos, podendo se tornarem autoridades em assuntos específicos.
Conhecer as principais ferramentas que o Marketing Jurídico pode oferecer para o seu negócio, entender quais limitações e permissões o Código de Ética da OAB impõe e compreender quais canais são os melhores para alcançar o público são fatores imprescindíveis para o escritório crescer no mercado.
Agora que você já sabe as opções possíveis no Marketing para Advogados, que tal contar com quem entende muito bem do assunto para ajudar você nessa missão? Conheça tudo que a LMCO pode oferecer para você, acessando o Site: lmco.art.br
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