Marketing Digital em tempos de Coronavírus

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) causou um forte impacto em todos os continentes, e não só na área da saúde. A economia está sendo fortemente afetada pelo vírus, trazendo tempos difíceis para todos os setores no mercado mundial.

Os hábitos de consumo da população mudaram radicalmente e muito de repente com o isolamento social obrigatório. Neste primeiro momento, itens considerados essenciais estão no foco dos consumidores, como alimentação, medicamentos e itens de higiene. Mas isso não significa que a coisa está perdida para quem não trabalha nessas áreas. Na verdade, um leque de oportunidades pode estar bem à sua frente.

Como o Marketing Digital pode te ajudar a enfrentar esse momento de crise?

Com o isolamento social, o público se volta ainda mais para o campo digital. Sem poder sair às ruas, as pessoas passam a buscar na internet uma forma de se manter conectado com o mundo, e também de suprir suas necessidades de compra.

Dessa forma, o consumo digital aumentou consideravelmente, em especial para alguns segmentos como supermercados, farmácias, restaurantes com serviço de entrega, cursos e aulas on-line, entre outros.

Quem oferece serviço home-office também consegue se destacar. Esse modo de trabalho oferece economia e praticidade para os profissionais, praticidade e disponibilidade para os clientes, e uma grande oportunidade para empresas que oferecem suporte tecnológico para esses profissionais. Google, Facebook e Youtube são exemplos de grandes empresas que estão se adequando a esse momento e disponibilizando diversas ferramentas para profissionais, estudantes, professores e para o público em geral.

Mesmo que o seu negócio não esteja dentro dessas áreas, você precisa reconhecer que o marketing digital é indispensável nesse momento de crise. Fortalecer a sua marca é essencial nesta fase, para que você esteja na memória do seu público quando ele tiver a necessidade do seu produto/serviço.

Algumas estratégias que você precisa trazer para o seu negócio:

  • Invista na sua presença digital: Agora mais do que nunca, “aparecer na internet” é fundamental. É lá que o seu público está, e é por lá que ele vai te procurar!
  • Conheça e busque se inteirar com o seu público: Estar a par das necessidades do seu consumidor nunca foi tão importante. Faça pesquisas, enquetes, converse e esteja atento aos comentários que eles fazem. Procure responder de forma cordial, e jamais os ignore nas redes sociais.
  • Foque no ranqueamento, no relacionamento e no serviço de qualidade: Aplicar técnicas de SEO é fundamental para que você esteja no topo das pesquisas pelo seu produto/serviço. Um bom ranqueamento unido a um relacionamento saudável com seus clientes e um serviço/atendimento de qualidade irá fazer toda a diferença.

  • Ofereça conteúdos ricos: Vender por vender não é uma estratégia eficaz nesse momento. Você pode soar desesperado ou ganancioso, e esses são os piores adjetivos para ter atrelado à sua marca durante esta crise. Disponibilize conteúdos interessantes para o seu público e conquiste-o pela qualidade. Traga conteúdos que desperte o interesse nele, e mostre que você não está ali para oferecer um produto, e sim uma solução.
  • Humanização da maca: Esse também é um momento sensível e as pessoas não querem sentir que estão lidando apenas com máquinas. Mostre interesse e apoie a causas importantes, faça a sua parte incentive o seu público a colaborar com causas importantes, mostre que por trás da sua empresa existem pessoas que se importam com o que acontece no mundo e com os seus clientes.
  • Acompanhe as mudanças do mercado: Esteja informado! Saiba o que está acontecendo no mundo, no Brasil, na sua área/setor. Entenda o comportamento do seu consumidor e fique ligado nas tendências e nas dicas dos especialistas. Isso irá te dar uma melhor perspectiva de que caminhos e estratégias seguir.
  • Busque ajuda de profissionais: Mais do que nunca, esse tópico é importantíssimo. De nada adianta existir no ambiente digital se você não sabe como falar, como usar as ferramentas, como se movimentar e como se aproximar do seu público. Contar com o suporte de uma agência de comunicação por exemplo, ajuda o seu negócio a se manter vivo e bem diante do cenário atual.

Ainda tem dúvidas sobre como utilizar o Marketing Digital ao seu favor durante a crise? Venha conversar conosco, e descubra como podemos te ajudar. 

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