Marketing de Conteúdo: uma ferramenta para empreendedores?

marketing, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade

– O marketing de conteúdo é um dos principais braços do Inbound Marketing, e consiste na criação e oferta de conteúdos relevantes, valiosos e de qualidade para um determinado nicho do seu público-alvo. A idéia é criar materiais ricos que lhe permitam engajar-se com o seu público através de conteúdos personalizados que sejam interessantes para ele, e que não necessariamente falem do seu produto ou serviço logo de cara.

Por exemplo, se o seu negócio é a organização de festas de casamento, o seu conteúdo deverá falar de temas relacionados e de interesse do seu público, como “Chá de lingerie – 5 brincadeiras para animar a sua festa”, ou “Como escolher as flores que mais combinam com o tema do seu casamento”, ou ainda “5 penteados tendência para noivas em 2019”. Ou seja, atrair a sua persona expondo suas dores e apresentando soluções interessantes.

– Mas de onde surgiu o Marketing de Conteúdo?

O conceito de Marketing de Conteúdo é relativamente novo, mas as suas aplicações já vêm alavancando grandes empresas antes mesmo da era digital. Isso mesmo, marketing de conteúdo offline funcionando de forma muito eficaz!

Em 1895 uma empresa líder no seguimento de máquinas agrícolas, a John Deere, criou a revista “The Furrow”. A publicação tinha como objetivo tratar de assuntos relacionados à agricultura e ao dia a dia do produtor rural, mostrando como as novas tecnologias funcionavam e outras informações úteis para fazendeiros que queriam melhorar o seu negócio.

Assim os potenciais clientes da Deere poderiam conhecer melhor as soluções tecnológicas da época e se interessarem pelos produtos da marca. A revista se tornou uma referência tão forte que existe até hoje, inspirando grandes marcas como a LEGO, Michelin, Nestlé, Apple, Shell, Microsoft, Nike, Coca-cola e muitas outras lideres de mercado.

– Quais os objetivos do marketing de conteúdo?

  • Ganhar autoridade no assunto;
  • Influenciar na decisão de compra e gerar novos leads;
  • Aumentar a visibilidade digital;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente e manter a audiência engajada;
  • Ter defensores da marca.

– Mas, na prática, o que eu preciso saber para empreender?

Como vimos, o Marketing de Conteúdo é uma importante estratégia a ser utilizada por empreendedores, seja o seu negócio pequeno, médio ou de grande porte. Com ela você terá em suas mãos uma poderosa ferramenta para consolidar sua marca e se aproximar dos seus consumidores com um baixo custo.

Para quem está começando um novo negócio, por exemplo, o Marketing de Conteúdo ajuda a alavancar os negócios e a crescer de forma acelerada sem que seja necessário dispor de um alto capital de investimento para comunicação.

Mas fique atento! Para que a aplicação do Marketing de Conteúdo seja eficaz é preciso conhecer bem a estrutura dessa estratégia, o seu público-alvo e a sua persona, e construir um planejamento que contemple as melhores ferramentas e canais para atingir o seu objetivo, como:

  • Blogs;
  • Landing Pages;
  • E-Books;
  • Webnair;
  • Podcasts;
  • Cases;
  • Redes Sociais;
  • Infográficos;
  • E-mail Marketing;
  • Newsletter;
  • SEO

Lembre-se que quantidade não é qualidade. A escolha do canal correto e da estratégia certa para o seu objetivo é o que vai te ajudar a alcançar o seu cliente e gerar leads com maior eficiência. É preciso saber com quem e para quem você está falando, produzir conteúdos realmente relevantes com frequência.

Por isso, muitas vezes a opção “faça você mesmo” não é a mais recomendada, até porque você provavelmente não terá tempo de adicionar mais esta tarefa à sua rotina. Encontrar profissionais especializados para assumir este desafio com você e desenvolver estratégias personalizadas para o seu negócio, é um investimento que pode te levar para um outro patamar dentro do seu mercado de atuação.

Agora que chegamos ao final deste artigo, esperamos que você tenha compreendido como essa ferramenta de marketing é indispensável para o seu empreendimento crescer. Mas se você ainda tiver dúvidas, conte conosco para te ajudar a chegar mais longe.

E então, vamos conversa?

Conheça um pouco mais nosso Site clicando aqui.

Você Sabia? Facebook, WhatsApp e Instagram Podem ser Integrados! Para ver esse artigo basta clicar no Link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.