Live Stream – Como utilizar transmissões ao vivo na estratégia da sua empresa?

Live. Se você não assistiu a uma delas ou não ouviu falar a respeito durante a pandemia do novo coronavírus, você está vivendo a quarentena de forma errada! Memes à parte, as transmissões ao vivo ganharam força no mundo inteiro nos último meses, e estão mostrando que vieram para ficar. E se você pensa que isso é coisa de blogueiro, que é apenas para influencers, além de estar muito enganado você pode estar perdendo oportunidades incríveis para adicionar essa estratégia ao seu negócio.

As Lives Stream, como são chamadas (ou apenas lives) geram engajamento até 10x superior aos vídeos gravados – que já é um dos formatos que mais engajam o público, independente do setor.

As transmissões ao vivo são como uma chamada de vídeo que você pode fazer com todos os seus clientes e potenciais leads de uma só vez e em tempo real. Elas têm o potencial de reter a atenção e aproximar a sua marca dos seus consumidores, sejam no Facebook, Instagram, YouTube, ou em plataformas on-line para webinars.

Através delas, a sua empresa se torna automaticamente mais acessível ao público, que vê nas lives a oportunidade de conhecer o seu produto ou serviço mais de perto, e de entender os diferencias e vantagens que você oferece.

Falando em Influences, eles são um ótimo exemplo da potência que uma live bem feita pode ser para uma marca – afinal, se não fosse assim eles não teriam trabalho, não é mesmo?

As pessoas querem, cada vez mais, saber quem e o que está por trás dos produtos que consomem, quais efeitos e vantagens eles vão gerar nas vidas delas, e querem exemplos reais para avaliar de perto o que você está oferecendo. E as lives conseguem criar um canal ideal para essa interação.

Um Ao Vivo para cada objetivo:

Existem diversos tipos de transmissões ao vivo, e cada uma se encaixa melhor em diferentes objetivos que a sua marca pode ter. A ideia não é apenas pegar o celular e começar uma transmissão de forma aleatória, mas sim utilizá-la de forma estratégica para engajar o público e gerar vendas.

  • Live Content: É o marketing de conteúdo das transmissões ao vivo. Em uma live content o objetivo é oferecer algum conhecimento para o seu público, sejam treinamentos, cursos, webinars, palestras, bate-papos interativos sobre um tema relevante, etc. As opções são inúmeras, e podem ser aplicadas para empresas dos mais diversos seguimentos, não somente empresas-escola. Através de uma live de conteúdo você “educa” o seu público e ainda mostra autoridade ao compartilhar um pouco dos seus conhecimentos.
  • Live Shopping: O objetivo das lives shopping é especificamente as vendas. Nesse formato você pode apresentar seus produtos, fazer um lançamento, mostrar o funcionamento deles, testá-los e esclarecer as dúvidas. Em uma live shopping você ainda pode disponibilizar links diretos para vendas, e fazer promoções relâmpagos ou sorteios para os participantes.

  • Eventos off-line dentro do ambiente on-line: Neste momento de pandemia e distanciamento social, as transmissões ao vivo tem cumprido o papel de aproximar. Eventos off-line podem estar também no on-line acontecendo de forma simultânea. Assim, as pessoas que não podem estar presentes fisicamente poderão participar e interagir através de uma transmissão ao vivo. É possível transmitir qualquer tipo de evento: aniversário da empresa, encontro de especialistas, lançamento de produto ou projeto, inauguração, entre outros.

Off no modo aleatório. On no modo estratégico:

Agora que você já conhece os tipos de live, você precisa se preparar!

Imagine realizar uma apresentação muito importante para a diretoria de uma empresa com a qual você deseja fechar negócio. Você vai querer estar preparado, saber exatamente o que dizer, antecipar as perguntas que eles podem trazer, etc, correto?

Com as lives é preciso seguir a mesma linha de raciocínio. Imagine falar para dezenas, centenas, ou até milhares de pessoas ao mesmo tempo e te “dar branco”, alguém perguntar algo que você não sabe responder, um equipamento falhar e você não conseguir resolver… Ao vivo, tudo pode acontecer, e por isso, quanto mais preparado você estiver, os imprevistos serão minimizados e melhor essa experiência será para você e para quem te assiste.

Tenha sua estratégia muito clara em sua mente, e não faça nada de forma aleatória só porque acha legal ou viu outra pessoa fazer. Determine os seus objetivos, levante as principais dúvidas do seu público, roteirize sua apresentação de forma a prender a atenção, responda as perguntas com clareza, escolha um local adequado, prepare uma “recompensa” como uma oferta ou promoção, capture leads, e não esqueça de analisar tudo no final registrando os pontos positivos e negativos, para melhorar a cada live que você realizar.

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