Linkedin: a estratégia B2B que sua empresa precisa

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Antes de começarmos a nossa imersão sobre a rede LinkedIn, gostaríamos de fazer umas perguntas. Você possui um perfil nessa rede? E a sua empresa? Tem uma página atualizada e ativa? Se a resposta for não, vamos te contar alguns detalhes de como é essa rede e como ela pode ser uma excelente ferramenta estratégica para o seu negócio.

Fundada em 2002 e com mais de 300 milhões de usuários, a rede social LinkedIn possui particularidades diferentes das existentes em outras redes sociais. Essa rede foi criada em um formato corporativo, isto é, um ambiente onde os profissionais possam mostrar suas aptidões, projetos desenvolvidos e trabalhos realizados, a fim de buscar novas oportunidades e recolocação no mercado de trabalho. Assim, o LinkedIn ficou conhecido por ser um canal mais formal, diferentemente do Facebook, Twitter, Orkut, entre outros.

Por ser um ambiente corporativo e formal, o LinkedIn passou a ser empregado em estratégias de marketing por diversas empresas. Em razão dessa rede ser habitada por profissionais e empresários, tornou-se uma excelente ferramenta de negócios B2B. Tendo como o principal fator o público-alvo, cada vez mais qualificado e valioso.

Colocando a mão na massa, vamos falar sobre o que é uma company page, como você pode engajar o seu público e as opções de publicidade existentes na rede. Anote todas as informações e de o start em sua jornada B2B no LinkedIn.

Uma company page é equivalente à uma fanpage no Facebook, por exemplo. Você pode contar um pouco da história da sua empresa, de forma resumida, destacando o que ela tem de melhor para o setor em que ela atende. Além disso, você pode acrescentar o site, endereço, número de funcionários e o ramo em que ela atua. O importante é você destacar com palavras-chave que sejam relevantes para a sua empresa. Assim, quem fizer uma busca no Google, como pelo próprio LinkedIn, poderá facilmente encontrar o seu negócio.

Ao construir a company page da sua empresa, colocando todas as informações importantes e essenciais, a capa e a foto de perfil, vamos ao próximo passo que é criar uma audiência com seu público-alvo. Mas, como você irá fazer isso? A resposta é bem simples, conteúdo relevante (saiba mais sobre o que é Marketing de Conteúdo). Como foi mencionado anteriormente, essa rede é 100% corporativa, onde circulam diariamente conteúdos importantes para os setores industriais, mercado econômico e notícias que fomentam o desenvolvimento dos países. Ou seja, dificilmente você irá criar autoridade com conteúdo fraco e sem relevância.

Outro ponto importante, evite publicar massivamente informações sobre seus produtos e serviços. Os usuários dessa rede gostam de conteúdos que agreguem valor e conhecimento para eles. Seja criativo na hora de apresentar a sua empresa! Tenha uma constância nas publicações, planeje semanalmente publicar um conteúdo, mesmo que breve, com dicas, tendências, curiosidades, inovação, acontecimentos de sua empresa e outras informações sobre o setor em que ela atua. Convoque os colaboradores, que possuam um perfil no LinkedIn, para compartilhar os conteúdos publicados.

Feito isso, e mantendo-o atualizado, você pode explorar a rede de publicidade do LinkedIn. Através de uma plataforma de anúncios, você tem à disposição, formatos para a criação de campanhas de texto de forma rápida e criativa. O formato de anúncio Text Ads é ideal para quem possui um orçamento pequeno. Seu formato comporta apenas 75 caracteres para o texto e 25 para o título, ou seja, você precisa ser criativo para se destacar entre os demais anúncios. Por ser somente visualizado via desktop, dependendo do seu planejamento, pode não ser uma boa opção.

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O Sponsored Content é um formato idêntico ao patrocínio de publicações do Facebook. Por se tratar de um anúncio veiculado no feed de notícias, você tem até 150 caracteres para o texto de apresentação e o formato da imagem é a mesma usada na publicação de artigos na rede 1200×627 pixels. Além disso, seu custo é relativamente maior que o formato anterior (Text Ads).

Nessa plataforma também é possível fazer anúncios em formato de E-mail Marketing (saiba mais sobre a estratégia de E-mail Marketing), onde o mesmo é enviado para todos os usuários de sua segmentação de público-alvo. O ponto positivo desse formato é a entrega 100% garantida, quando os usuários estiverem online na rede, sem haver riscos da sua mensagem ser recusada ou considerada como spam.

Para investimentos superiores à R$ 15mil, a rede disponibiliza também, outros formatos como Display Ads. Com suporte direto à equipe de marketing do LinkedIn, entre outras vantagens para entregar ainda mais performance, e soluções para agências de publicidade e marketing digital.
Um detalhe que já foi mencionado, é que a rede é valiosa por ter uma audiência qualificada. Ou seja, um ambiente favorável para fechamento de novos negócios e ampliação da base de contatos para se tornarem futuros leads. Por conta disso, o custo de publicidade nesse ambiente é superior se comparado à outras redes, como o Facebook por exemplo.

Para finalizar, o LinkedIn disponibiliza um crédito para quem está começando a fazer publicidade na rede, no valor de $50. Ou seja, R$ 150,00 para você começar a fazer os primeiros anúncios. Um bom incentivo para quem quer identificar as melhores possibilidades em anúncios, para no futuro, investir fortemente nesse canal.

Se essa realmente é a estratégia que falta para impulsionar o seu negócio, você deve começar hoje mesmo a comunicação da sua empresa nesse ambiente. Nós, da LMCO, podemos lhe ajudar a alcançar os melhores resultados. Conte com a gente!

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