Inbound Marketing: A estratégia ideal para o seu negócio

inbound marketing estratégia para envolver clientes com conteúdos relevantes, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade blumenau, blumenau, oktober, oktoberfest

Fidelizar, dialogar e estar mais próximo do consumidor com informação e orientação, tem se tornado cada vez mais comum e obrigatório. Empresas de diversos segmentos muitas vezes esquecem dessas práticas, ou, simplesmente, acreditam que não há necessidade e estão apenas dispostos a empurrar seus produtos e serviços para preencher as lacunas de seus faturamentos.

Muitas delas praticam estratégias que já não são tão bem vistas, investindo em ações que são facilmente ignoradas pela audiência e que podem trazer prejuízos significativos para os negócios. O Marketing Outbound por muito tempo foi o principal investimento em maketing das empresas, com a internet presente no dia-a-dia e cada vez mais interativa, a audiência passou a controlar e definir o que consome. Ou seja, grandes investimentos em ações invasivas podem não ter o retorno desejado.

inbound marketing estratégia ideal para o seu negócio

O Inbound Marketing passou a ser empregado por muitos empresários, que entenderam, a necessidade de conversar e ter um relacionamento mais próximo com o seu público. De maneira que o mesmo permita que esse empresário ofereça seu produto ou serviço, no momento certo e na hora exata. Mas, como funciona essa estratégia? E como fica o Marketing Outbound?

O conceito do Inbound Marketing, nada mais é, que você entregar um conteúdo relevante e de valor no momento certo, de acordo com cada etapa do funil de vendas. Você jamais vai entregar um conteúdo de venda em um momento em que o seu público-alvo está repleto de dúvidas, que está em busca de um conteúdo que desperte uma necessidade e que o seu produto ou serviço solucione esse comportamento.

Entendendo melhor como essa estratégia é aplicada dentro do funil de vendas, separamos cada etapa em tópicos para ficar claro todo o processo do Inbound Marketing.

•Atrair: a primeira etapa é onde toda a ação do Inbound Marketing começa. O ideal aqui é você construir um conteúdo relevante e útil para a audiência. O resultado disso é pessoas interessadas em seu negócio, maior engajamento e possivelmente inscrições para receber mais conteúdos relativos aos seus interesses. Uma vez que é o consumidor que procura a empresa e não o contrário.
•Converter: após você atrair uma audiência qualificada, que esteja interessada no conteúdo produzido pela sua empresa, é preciso criar estratégias para manter o público engajado em troca de informações para gerar leads para a base comercial. A final de contas, o seu objetivo é captar o máximo de prospects e converte-los em clientes.
•Relacionar: esse é o momento em que você vai se relacionar com a base de prospects, entregando conteúdo de acordo com as suas dúvidas e necessidades. Vale lembrar que nem todos os seus possíveis clientes estão prontos para a compra. Por isso, a necessidade de estar preparado para entregar aquilo que eles estão buscando suprir, para daí sim você abordar esse consumidor com o seu produto ou serviço. Lembre-se de não ser intrusivo e sim, educado.
•Vender: Finalmente a etapa tão aguardada, após você nutrir a base de leads com conteúdos relevantes, suprindo as necessidades e dificuldades deles, você certamente os conquistará e poderá abordá-los com a sua estratégia de vendas

O Inbound Marketing não para por aqui, você não apenas realizará a venda, mas criará um relacionamento mais próximo e irá nutri-lo constantemente. Dessa forma, você construirá um domínio sobre a sua audiência, ganhando destaque entre as demais empresas do seu segmento, criando novas oportunidades de vendas para os clientes e novos prospects.
Quanto ao Marketing Outbound, o mesmo ainda continua presente nas estratégias de várias empresas. O que é preciso deixar claro, é que esse tipo de ação serve como complemento para todas as outras estratégias, porém, deve-se usar corretamente e no momento certo. Portanto, na hora de distribuir a verba para as ações em marketing, defina-os com um planejamento consistente e assertivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.