Google afirma ter atingido a “Supremacia Quântica”

Supremacia Quântica, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade

Nesta semana a Google surpreendeu a todos com a notícia de que teria atingido a supremacia quântica com um de seus computadores. A gigante da tecnologia teria deixado escapar a sua pesquisa no site da NASA por engano, mas apagou logo em seguida – não antes que os jornalistas do Financial Times percebessem e salvassem uma cópia do documento.

Segundo informações do Financial Times e do Estadão (que afirma também ter tido acesso ao documento da Google), um dos computadores quânticos da empresa foi capaz de realizar uma operação matemática impossível de ser feita com uma máquina tradicional, o que poderia revolucionar áreas como inteligência artificial e o desenvolvimento de medicamentos. O processador desvendou em pouco mais de 3 minutos o que o computador mais avançado da atualidade só conseguiria em 10 mil anos!

Um processador normal lê as informações em forma de bits – representados por 0 e 1 -, enquanto que os computadores quânticos os lêem em forma de qubits, ou seja, podem assumir inúmeros estados entre 0 e 1 realizando a superposição.

Contudo, o teste realizado pela Google foi bastante específico, e por isso, alguns especialistas estão questionando se a empresa teria realmente conquistado a supremacia quântica. Dario Gil, chefe de pesquisa da IBM (um dos principais concorrente da Google na área), questionou os resultados em entrevista para a Financial Times, e disse que o computador da Google foi criado para resolver um problema específico, e dificilmente conseguiria repetir o feito em situações diferentes.

Segundo o Estadão, a Google pretende anunciar oficialmente e divulgar os dados da sua conquista em breve, enquanto que a IBM espera comercializar computadores quânticos já na próxima década.

Será que em 2030 teremos mesmo computadores quânticos em casa? Deixe a sua opinião nos comentários!

Referência: Clique aqui      Supremacia Quântica

Google afirma ter atingido a Supremacia Quântica, processador quântico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.