Estratégias de Marketing: Ações no ponto de venda

estrategia-pdv-agencia-lmco, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade blumenau, blumenau, oktober, oktoberfest


Como fazer seu produto se destacar dentre tantos outros expostos nas lojas e supermercados? Melhor ainda, como destacá-lo perante seus concorrentes de segmento? Essas são algumas perguntas que as empresas buscam saber a resposta ao contratar uma agência de publicidade, que por sua vez pode responder com “estratégias de marketing no ponto de venda”.

MKTmais.com_02_Mega_Execucao_PG_(f#42AEE43

As ações de marketing realizadas diretamente nos pontos de venda, também conhecidas como PDV, são fortes aliadas na divulgação de marcas e novos produtos, facilitando a sua entrada no mercado de uma maneira diferenciada e estratégica. As formas de PDV podem ser as mais diversas (e permitidas) possíveis, variando entre ações pequenas na própria gôndula, até grandes ilhas de produtos, empilhados para formar algum objeto, com televisores, etc.

seleção-heineken-site1

Bis7

Mas não é apenas de lançamento de novos produtos que as ações em pontos de venda sobrevivem. Grandes marcas com produtos famosos, já consolidados e amados pelo mercado consumidor, também investem recursos em estratégias de PDV, como é o caso da Coca-Cola, um dos produtos mais consumidos no mundo.

pdv-criativo-01

Quando o produto em questão é do segmento alimentício, é com frequência que vemos stands ou barraquinhas distribuindo amostras para degustação, para que os clientes possam ter a oportunidade de experimentar o novo produto antes de adquiri-lo. Essa é uma tática muito comum e eficiente, visto que pesquisas relatam que 85% das decisões de compra acontecem no próprio ponto de venda, então caprichar em uma apresentação bonita e diferenciada pode fazer toda a diferença na hora da escolha.

20_0545308001422964559

Kibon_potefruttare_blog

Apostar no cross-merchandising também é uma boa opção, ele funciona assim: seu produto é posicionado em um local não-convencional no supermercado, como na foto abaixo, o macarrão está posicionado junto com o molho de tomate.

cross_merchandising

A ideia do cross-merchandising é trabalhar com a impulsividade do consumidor, fazendo o seu inconsciente relacionar os produtos e acabar por levar ambos. No caso da imagem, a intenção do consumidor era levar apenas o molho de tomate, mas com o macarrão posicionado estrategicamente junto aos molhos, o cérebro faz uma conexão entre os dois produtos, afinal macarrão com molho de tomate é uma combinação muito famosa. Desta forma, o consumidor acaba levando os dois por sua relação comum, mesmo que sua ideia inicial era de levar apenas o molho de tomate.

 

Investir no marketing em pontos de venda é uma opção diferenciada e viável, que trará um resultado muito positivo se bem executado. E aí, ta esperando o que pra planejar sua ação de PDV?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.