E-mail Markerting: Da Rejeição ao Relacionamento

email marketing da rejeição ao relacionamento, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade blumenau, blumenau, oktober, oktoberfest

O e-mail marketing por muito tempo, foi considerado, uma pratica frequente de spam e intrusiva. Você certamente já deve ter recebido, ou recebe, inúmeros e-mails diariamente abordando conteúdos nada relevantes ou campanhas promocionais empurrando um produto ou serviço. Em meio a essa prática, profissionais concentraram seus esforços resgatando o e-mail marketing da rejeição e tornando-o uma excelente ferramenta de relacionamento e vendas. De tempos em tempos, essa estratégia vem ganhando aperfeiçoamento, timing, conteúdo diferenciado e abordagem personalizada, fazendo com que os empresários enxerguem de maneira diferente esse importante canal de comunicação entre empresa x consumidor.

Você deve estar se respondendo, “eu já utilizo essa estratégia”. Mas será que você faz da forma correta? Certamente acreditamos que só pelo fato de colocar uma simples mensagem, e adicionar uma imagem ao e-mail, ele estará convidativo a ser aberto pelo seu destinatário. Pensar desta maneira pode ser um grande equívoco, uma vez que o trabalho em cima de um e-mail requer um planejamento e um pensamento de acordo com o que o destinatário estaria interessado em receber.

email marketing da rejeição ao relacionamento

Um bom trabalho de e-mail marketing, também requer, objetivos e mensuração dos resultados de acordo com o prazo estipulado dentro do planejamento. Acompanhar todo este processo é fundamental para as tomadas de decisões, evitando perdas no investimento. Desta maneira, você conhece melhor o seu cliente, responde as suas dúvidas, soluciona seus problemas e necessidades, agregando valor e criando destaque sobre o seu mercado.

Bom, e quais seriam as melhores estratégias para se construir um e-mail marketing? Para responder essa pergunta, trouxemos algumas táticas que você precisa colocar no seu planejamento.
Newsletter: Você já deve ter ouvido muito essa palavra, a estratégia de newsletter é muito utilizada para informar alguma notícia ligada à sua empresa ou ao seu mercado e alguma novidade em seu blog ou site. O ideal aqui é você sempre oferecer um link que leve a sua audiência para um local, onde ela terá mais informações a respeito do assunto do e-mail ou de algum produto/serviço de acordo com a sua estratégia.
Convites: Muitos já devem ter recebido aquele famoso e-mail convidando-o para uma palestra ou evento. A verdade é, o e-mail é um excelente canal de relacionamento, através de uma lista qualificada de destinatários, você pode transformar o seu evento em grandes oportunidades de negócio.
Vendas: O que para muitos é uma prática intrusiva e irritante, se usado da forma correta e respeitando cada etapa do funil de vendas, você certamente irá fechar ótimos negócios. Portanto, faça-o da forma correta! Conheça bem o seu lead, ajude-o a solucionar suas dúvidas e problemas, para daí sim, apresentar a proposta do seu negócio que pode contribuir para o sucesso daquilo que o seu cliente está procurando.
Relacionamento: Quem não gosta de receber uma mensagem que seja motivadora nos melhores momentos de nossas vidas? Você certamente iria adorar receber uma mensagem de carinho daquela sua marca favorita, não é mesmo?! Assim como nas redes sociais, o relacionamento por e-mail é uma excelente estratégia para gerar engajamento e fidelização de clientes. Portanto, separe um tempo para levantar essas informações sobre o seu público e fortaleça sua comunicação com eles.

estratégias de conteúdo para cada etapa do funil de vendas

Além dessas estratégias, algumas práticas são fundamentais para construir um e-mail marketing de sucesso. Então anota aí:
•Não seja longo, o ideal é você ser honesto e direto. Nada de “encher linguiça”, quanto mais objetivo for o seu e-mail, melhor será a aceitação. Porque cá entre nós, com o tempo cada vez mais curto, rara são as pessoas que tem tempo para ler grandes textos.
•Utilize títulos convidativos e impactantes, não seja apelativo. Você precisa despertar interesse em sua audiência, ou seu e-mail poderá acabar na lixeira.
•Adeque a linguagem da sua mensagem de acordo com o seu público. Dessa forma você cria autoridade e reconhecimento.
•Seja criativo! Utilize materiais gráficos (imagens e vídeos) de acordo com o tema abordado em seu e-mail.

conteúdo para cada perfil de cliente

Com essas dicas e estratégias você pode dar o “start” em sua estratégia de e-mail marketing. Lembre-se! Estude e planeje as ações de acordo com o perfil de cada cliente da sua empresa, faça testes A/B e monitore a performance de cada e-mail. Dessa forma, você certamente terá êxito e conquistará cada vez mais o mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.