Um grande desafio que as pessoas criativas tem no dia-a-dia é poder viabilizar seus projetos pela falta de verba, ou mesmo de apoio ao projeto, em alguns países o governo consegue suprir alguma parte dessa questão com ferramentas de apoio variadas, mas isso fica restrito para projetos específicos, ou que são escolhidos entre vários outros, a realidade do mundo criativo sempre será pouco apoio para tamanha quantidade de ideias novas.
As Ferramentas de Crowdfunding, vem para solucionar este ponto. A Ideia é o financiamento coletivo, que tem como uma premissa simples e que funciona com o objetivo de gerar pontos positivos para todos os participantes envolvidos.
Parte do principio da criação de uma iniciativa que gere interesse para que outras pessoas contribuam com seu projeto, utilizando uma plataforma online, geralmente tendo como foco pessoas físicas, mas podendo abranger a busca de apoio de empresas para que esta iniciativa seja feita.
Existe hoje varias ferramentas de Crowdfunding, cada uma com uma funcionalidade diferente que busca ser mais atrativa para determinado uso, e para determinado tipo de usuário e projeto.
Uma das referencias mais importantes em Crowdfunding é o site americano americano Kickstarter
“Nós somos a casa para tudo, desde filmes, jogos e musica para arte, design e tecnologia. Kickstarter está cheia de projetos, grandes e pequenos, que irão ganhar vida através de apoio de pessoas como você. Desde da nossa criação em 2009, 7 milhões de pessoas tem contribuído com $1 bilhão, financiando 70.000 projetos criativos. Milhares de projetos criativos estão ganhando financiamento no Kickstarter agora mesmo” retirado do site do Kickstarter
Em destaque no cenário Brasileiro temos o Catarse, que funciona com a mesma ideia, tendo como características: a divulgação do projeto em uma pagina de seu projeto, através de vídeos e textos. A recompensa para os apoiadores do projeto, que ganharam desde brindes a prêmios mais elaborados, ou o próprio material em questão (como no projeto de um álbum ou livro), que será proporcional ao valor financiado, partindo do próprio criador do projeto. Um sistema que prevê uma data máxima limite de arrecadação e um valor para ser atingido, e quando este não seja atingido, o valor do apoio volta para ser aplicado em outros projetos. Entre outros pontos que diferenciam de outros tipos der projetos.
Cases de Sucesso
Há vários cases de sucesso no catarse, desde livros publicados, álbuns lançados, filmes produzidos, e projetos realizados, mas iremos comentar sobre um em questão que ira finalizar amanha e é um exemplo da ferramenta.
A Lenda do Herói.
O projeto que Ira ser concluído amanha, dia 20 de Setembro de 2014, começou em 22 de Julho, atingiu até o presente momento 178% do objetivo de R$ 125.000, mais exatamente mais de R$ 223.300, contando com 5260 apoiadores.
O Projeto bateu o recordo na melhor arrecadação nas primeiras 24 horas de projeto.
Criada em janeiro de 2012, A Lenda do Herói é uma série de animações que, até o momento, conta com 4 episódios e mais de 4 milhões de visualizações. O primeiro episódio também conta com uma versão em inglês (The Legend of Hero), que chegou a aparecer no 9GAG, site de humor com grande popularidade nos Estados Unidos.
Logo que foi lançada, A Lenda do Herói conquistou milhares de fãs. Desde o primeiro episódio, vários deles pediram para que a série não ficasse restrita ao YouTube e se tornasse um jogo de verdade.
A proposta ganhou vários apoiadores importantes, que fizeram a campanha “bombar” e dar um destaque ainda maior na internet, Alexandre Ottoni e Azhagal, doJovem Nerd; Cauê Moura, do canal Desce a Letra; Felipe Neto, do canal Parafernalha e da sérieNão Faz Sentido; Felipe Castanhari, do canal Nostalgia; o gamer BRKsEDU e a galera do canalGalo Frito. E pessoas de destaque na equipe e aprticipaçnao como o Fabio Yabu no roteiro, escritor, cronista, criador de desenhos animados e roteirista de histórias em quadrinhos brasileiro. responsável pela coleção de livros Princesas do Mar. E o Guilherme Briggs, ícone no cenario de dublagem e em narrativas de desenhos, seriados, filmes entre outros, que fara a parte da locução da narrativa.
Entre as 14 recompensas estão:
R$ 10 – Apoiador Iniciante
Quer começar a sua saga de maneira mais tímida, de maneira mais sutil? Vamos lá! Com esse valor você terá o direito de aparecer nos créditos como apoiador no jogo + Um Cupom com 10% de desconto na Lolja.
R$ 100 – Apoiador Desenvolvedor
Além de uma alma e coração de guerreiro, você possui conhecimentos técnicos tal qual um respeitado alquimista. Aqui você terá créditos como apoiador no jogo + Cupom com 30% de desconto na Lolja + Soundtrack + Cópia do jogo + Skin YouTubers + Camiseta + Poster + Beta Testing
R$ 500 – Apoiador Heroico
Seu ouro traz influência e te coloca em um patamar acima dos demais. Você é um membro da nata da sociedade com uma série de benefícios. Desfrute dos créditos como apoiador no jogo + Cupom com 50% de desconto na Lolja + Soundtrack + Cópia do jogo + Skin YouTubers + Camiseta + Poster + Beta Testing + Skin Especial do Founder + Edição de colecionador + Um ano de shows com direito a camarim
* Em caso de envio internacional, os custos de envio são de responsabilidade do apoiador.
* * Não estão incluídas despesas com deslocamento e hospedagem.
Outros casos de Crowdfunding
Iniciativa crowdfunding vai veicular comercial da NASA nas sessões de “Star Trek: Além da Escuridão”
Guardian Media Group lança projeto que une jornalismo e crowdfunding
Ajude a Unicef e ganhe a chance de aparecer em “Star Wars”
Seja morto em “Game of Thrones” em prol de um santuário de lobos
Referências:
Catarse – A Lenda do Heroi
Catarse – Status
Estatísticas do Kickstater
Kickstater
Brainstorm9