Qual a diferença entre alcance orgânico e alcance patrocinado? Você já deve ter se perguntado isso e vou te esclarecer tudo aqui, agora!
Existem duas formas de alcançar as pessoas dentro da rede, uma é gratuita e chamada de orgânica. São todas as pessoas que visualizam e interagem com as suas publicações sem você pagar nenhum centavo.
A outra é a forma paga ou patrocinada: quando você investe e paga para mostrar algum anúncio ou publicação específica para mais pessoas, ou ainda, para pessoas novas, que ainda não interagiram com sua página.
Alcance Orgânico
Antes de entender o que o alcance patrocinado, é preciso relembrar o que é uma publicação orgânica. Trata-se da mais simples forma de criação de conteúdo nas redes sociais. São textos, fotos e vídeos postados em uma página, que serão vistos por usuários que a curtem. Não há custo de veiculação, isto é, não é preciso pagar para que ela circule.
Principais características de um alcance orgânico
- Uma publicação orgânica não é paga
- Será vista por qualquer pessoa que entrar na página
- Pode aparecer na timeline de quem curtiu a página
- Não será mostrado para todo mundo que curte a página
Post patrocinado
O alcance patrocinado, por sua vez, nada mais é do que uma publicação que era orgânica e recebeu investimento em créditos para alcançar um público maior e segmentado. Essa função faz parte das estratégias de impulsionamento e promoção disponibilizadas pelo Facebook e pelo Instagram Ads e leva a publicação para usuários que curtiram ou não a página. Além disso, ao impulsionar um post é possível filtrar quem o verá segmentando o alcance por localização, idade, gênero e interesses pessoais. A quantidade de pessoas atingidas vai variar de acordo com o valor pago, ou seja, quanto maior, melhor será o resultado.
Principais características de um post patrocinado
- O impulsionamento de um post é pago
- É feito a partir de uma publicação que já existe em uma página
- Permite que o anunciante segmente o público a ser atingido
- Possibilita o alcance de usuário que curtiram ou não a página
Às duas formas de divulgação são efetivas e surtem efeito para a visibilidade da empresa no ambiente online. Ambas possuem vantagens e desvantagens, alinhadas de acordo com suas especificidades. Por isso, é recomendável que qualquer negócio utilize das duas ferramentas combinadas para garantir um bom resultado de divulgação. É comum que ao iniciar o processo de inclusão digital, o estabelecimento precise mais dos recursos do alcance pago uma vez que o orgânico leva mais tempo para ganhar relevância. Porém, com o tempo, essa dinâmica é invertida e o alcance orgânico pode passar a ser majoritariamente utilizado na estratégia. O importante é fazer uso destes recursos como aliados para turbinar os resultados do negócio na internet.
Conte com a LMCO para mais informações! Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!