Como identificar o seu público alvo

Uma das ações que a empresa deve adotar para que o negócio seja rentável é definir quem é seu público-alvo e estudá-lo profundamente. Esse conceito ajuda a organizar a estrutura dos objetivos de diversas áreas. Ficou curioso? Para saber mais é só continuar a ler o Blog!

Como definir o público-alvo de sua empresa

Do que adianta criar ótimos produtos, construir boas campanhas de marketing, investindo tempo e dinheiro, se o seu público não tem interesse nessas soluções?

O público-alvo representa os potenciais clientes, ou seja, aqueles consumidores que podem ter interesse nas soluções apresentadas, vindo a se tornar clientes. Definir, entender e conhecer seus alvos são etapas necessárias para criar uma sinergia entre empresa e consumidor e, dessa forma, poder atender suas necessidades.

Dicas importantes:

 

  1. Pesquise o mercado

Conhecer e entender o mercado atual dará conhecimento para que você enxergue as oportunidades e as opções que seu público-alvo já tem disponível. Pesquise os concorrentes,  produtos, os diferenciais, atendimento ao público, onde os funcionários estão presentes, quais canais de comunicação utilizam, a concentração geográfica do público e a forma de linguagem.

Feiras e exposições são interessantes, pois reúnem a maioria das empresas do ramo e mostram como os consumidores se interessam pelas soluções. Para analisar o mercado, comporte-se não só como empresa, mas também como consumidor. Você pode fazer experiências de compra nos concorrentes para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um, procurando por oportunidades não aproveitadas.

  1. Converse com as pessoas interessadas

Quando o objetivo é definir seu público-alvo, é importante fazer pesquisa direta com pessoas, dessa forma você encontrará quem realmente pode se interessar pelos seus produtos ou serviços. Se já tem um produto definido e quer conhecer as melhores formas de divulgá-lo, essa pesquisa vai ajudar bastante.

O primeiro ponto é imaginar quem seriam os maiores beneficiados com o item/serviço. Então, você pode utilizar as redes sociais para encontrar esses grupos de pessoas e fazer contato. Converse, peça a opinião sincera do público e ouça o que eles têm a dizer. Uma boa pesquisa pode ajudar a refinar o seu produto e a economizar bastante em alterações futuras.

 

Além disso, com a pesquisa você obterá dados importantes sobre os potenciais clientes, como as suas necessidades, a melhor linguagem para abordá-los, como eles usam e avaliam as opções já existentes, entre outras definições importantes.

  1. Crie grupos de segmentação

Imagine que você tem algo muito bom a oferecer, que pode ser a solução para muitas pessoas. Para divulgá-lo, você observou que será necessário educar o mercado, mostrando as aplicações do produto e o que ele é capaz de proporcionar.

Porém, você observou que dentro do seu público-alvo há consumidores que já têm esse conhecimento, necessitando de conteúdo específico. Como então gerar materiais para esses dois grupos?

O primeiro passo é criar a segmentação. Ela pode ser por algo como idade, profissão, linguagem, etc. Criados os grupos, você deve entender a necessidade de cada um e produzir os conteúdos que atendam a cada conjunto, sempre tentando aprofundar mais sobre o assunto trabalhado.

  1. Persona

Apesar da definição do público-alvo ser extremamente importante para a eficiência de suas campanhas, só esse conhecimento não basta para aprofundar o conhecimento sobre os hábitos e costumes dos consumidores. Vamos usar um exemplo:

Seu público-alvo corresponde a farmacêuticos de 25 a 50 anos que trabalham em grandes empresas, com renda mensal varia de aproximadamente R$ 8000,00. Apenas essas informações não são o suficiente para customizar suas campanhas de marketing e atingir esses consumidores.

Se formos mais a fundo:  Seu alvo trabalha em uma empresa com chefes autoritários, que não aceitam inovações, ele precisa mostrar dados concretos para gerar mudanças e aplicar novas tendências. Tendo muita facilidade com números e construindo relatórios convincentes; é casado, pai e quer alcançar uma posição de destaque na empresa para conseguir comprar uma casa maior.

Percebeu como a segunda definição foi mais específica e detalhada? Pois essa é a construção de uma persona, ou seja, a personificação de um cliente ideal.

Com esses dados, você pode otimizar suas estratégias e construir um produto e uma forma de divulgação específica para realmente atrair clientes.

 

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