Como fica a economia após o isolamento social?

isolamento social, corona virus

Com a pandemia de Covid-19, o cenário econômico atual é de incertezas. Por ser um vírus de alto contágio, inúmeras cidades ao redor do mundo precisaram decretar o isolamento social, uma medida preventiva que pode salvar muitas vidas. Porém, pensando pelo lado da economia, o isolamento pode levar alguns negócios a fecharem as suas portas. E para os que não fecharem, fica a dúvida: o que vai acontecer com a economia após o isolamento social?

pandemia, coronavirus, economia

A verdade é que a economia não para, e mesmo após o isolamento social, a economia mundial não será a mesma. As pessoas continuarão consumindo todo tipo de produtos e serviço, porém não da mesma maneira. Economistas já indicaram que o isolamento social causará uma grande mudança no mercado, mas para aqueles que conseguirem se adaptar ao novo comportamento do consumidor, essa será apenas uma fase de transição com grandes oportunidades até de crescimento.

Um levantamento recente de um grande veículo de comunicação especializado em ações de mídia digital apontou que até 2023, 50% dos orçamentos em publicidade devem ser alocados para o ambiente online. E o Brasil ainda deve crescer muito no quesito “acesso a internet”.

Antes do novo coronavírus, o Brasil já era o 7º país do mundo em Marketing Digital, e mesmo com o vírus, a expectativa é de fechar o ano movimentando cerca de 18 bilhões de dólares nas mídias on-line. Ou seja, se estar presente e ativo no ambiente digital era crucial antes, agora é vital para manter as vendas ativas e as portas de muitas empresas abertas.

Leia também: Marketing Digital em tempos de Coronavírus

Já sabemos que o isolamento social favorece o consumo on-line, e que marcar presença aonde a audiência está é fundamental. Além disso, pelo fato das pessoas estarem menos nas ruas, investir em publicidade off-line, como eventos, panfletos, outdoors, busdoor, se tornam complementar e não o único meio.

Contudo, ainda há mais um ponto a ser considerado, antes que você coloque todo o seu dinheiro apenas em impulsionamentos nas redes sociais: Para suprir as necessidades da informação, alguns formatos de mídias digitais estão ganhando força em detrimento de outras. Saber em qual delas investir, vai fazer toda a diferença. Além disso, você precisa saber quais estratégias serão mais eficientes para o seu mercado.

Marketing, marketingdigital

  • Marketing de conteúdo: Mesmo estando mais presentes no ambiente digital, público encontra-se incerto quanto à economia do país. E, por isso, ele não vai comprar só por comprar. É necessário, mais do que nunca, agregar valor à sua marca e ao seu produto. Disponibilize materiais ricos que valorizem a sua marca, que eduquem os seus clientes, e que mostrem que você é uma autoridade no assunto.

 

  • Marketing de Influencers: Com o isolamento, a internet se torna uma janela para o resto do mundo. Mas com tanta coisa para ver, como saber o que é interessante para mim? Isso é o que o seu público pode estar se perguntando. E ele já tem a resposta a essa pergunta: Criadores de conteúdo/Influencers. Os influencers são a maior referência que o consumidor irá buscar antes de comprar um produto. É através deles que o público irá tirar suas dúvidas em relação ao custo x benefício, se o seu produto realmente funciona, a durabilidade dele, a qualidade do produto e do atendimento, entre outros. Investir em parcerias com influencers pode ser uma ótima forma de alavancar o seu negócio, mesmo em meio à pandemia.

 

  • Lives: Conteúdo ao vivo e em vídeo. Isso pode dar medo em muitos dos pequenos empresários. Porém, o número de entradas ao vivo nas redes sociais, especialmente Instagram e YouTube, tem crescido muito nesse período de isolamento, e o número de pessoas assistindo pode ser surpreendente. Aqui você pode encontrar duas boas opções de publicidade: fazer a sua própria Live (sozinho ou com um parceiro), onde você pode conversar com o público, mostrar novidades e tirar dúvidas sobre o seu produto/serviço; ou pode investir em uma parceria com Influencers, criadores de conteúdo e artistas para divulgar o seu produto nas lives deles.

Tanto para as grandes empresas como para os pequenos negócios, o investimento no meio digital tem o potencial para te ajudar a recuperar receita e se manter relevante no mercado. Mas lembre-se, fazer isso de forma amadora também pode te trazer mais malefícios do que benefícios, e por isso é preciso contar com a ajuda de especialistas para traçar estratégias certas para a sua empresa.

Ainda tem dúvidas? Converse conosco e descubra como podemos te ajudar.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *