Como estar na primeira página do Google?

Uma pesquisa inédita no Brasil revelou que ¾ dos consumidores brasileiros fazem pesquisa na internet antes de decidir comprar. E o mais interessante desse dado é que ele inclui os compradores on-line e também os que compram em lojas físicas. Você já se perguntou por que algumas empresas aparecem como resultado logo na primeira página de pesquisa?

Pesquisar é o primeiro passo no processo de compra de um indivíduo, e nesse quesito, o Google ainda é o principal canal de buscas utilizado por essas pessoas.

O levantamento mostrou que 14% dos compradores fazem buscas por produtos direto nos sites das empresas, e 10% em sites que fazem comparação de preços. 8% buscam nas redes sociais da empresa. Ou seja, mesmo não vendendo on-line, sua marca e o seu produto estão sendo pesquisados, e por isso é tão importante investir em sua presença on-line.

Celular com uma página de pesquisa do google aberta, na mão de um homem branco
Apareça em primeiro nas pesquisas da internet

Reforçando essas informações, outra pesquisa, realizada em 2019, mostrou que até 2022 os fatores que mais irão influenciar a decisão de compra serão “comodidade”, “tempo”, e “atendimento”.

A pesquisa on-line por produtos já é realidade para cerca de 75% dos consumidores no Brasil, e desses “pesquisadores”, apenas uma pequena parcela irá além da primeira página de resultados. E por isso, é de extrema importância que o seu site esteja bem posicionado nos rankings de pesquisas do Google.

5 dicas para o seu site ranquear bem no Google

Agora que você já sabe o quão é necessário se preocupar com o que e como o seu público pesquisa na internet, confira as dicas que separamos para você estar na primeira página do Google:

  1. SEO: Search Engine Optimization, ou SEO, é a principal estratégia para que seu site se destaque nas pesquisas do Google. Em termos simples, o SEO consiste em aplicar as regras utilizadas pelo Google na hora do ranqueamento ao seu site. Assim, na hora de mostrar os resultados da pesquisa ao usuário, os sites que seguem as regras ficam nas primeiras posições, pois o Google entende que eles estão melhor qualificados.
  1. Palavras-chave: Qual a palavra que melhor define o seu conteúdo (seja do seu blog, da sua promoção ou do seu site? Se você estivesse procurando por um conteúdo semelhante ao que o seu site está oferecendo, como você pesquisaria? Essas são as perguntas que você deve se fazer na hora de escolher suas palavras-chave, e acredite, elas são fundamentais para que você apareça nas primeiras páginas da pesquisa, tanto quando o SEO. E não esqueça, a palavra chave também deve aparecer nos títulos e na URL do seu conteúdo.
Redes sociais conectadas e interligadas em um desenho sob um caderno
Apareça em todas as redes! Esteja conectado com o seu público-alvo!
  1. Foco no Conteúdo: Relevante, autoral, aprofundado. Essas são as características que não podem faltar no conteúdo que você irá oferecer, pois a reputação dele também vai ajudar a ranqueá-lo cada vez melhor. Passe autoridade e domínio da informação. A qualidade e a credibilidade do seu conteúdo é o que vai ajudar a criar uma relação de confiança entre você e o seu público, que consequentemente tenderá a te indicar para os amigos, familiares e seguidores gerando novos leads. E quanto mais o seu conteúdo for compartilhado e comentado, melhor será o ranqueamento. Lembre-se também de fazer boas aplicações da palavra-chave no conteúdo e postar com regularidade (quanto mais você publicar, melhor).

 

  1. Site responsivo: Você já desistiu de acessar algum conteúdo on-line por causa da demora do site em carregar? Pois é. Dar atenção à velocidade de carregamento do seu site, a navegabilidade (o quão fácil é achar o que procuro no seu site?), e a boa visualização das páginas em diferentes dispositivos (é horrível quando você abre um site no celular e ele parece que não se encaixa, não é mesmo?) é fundamental para fazer o visitante ficar mais tempo nele. Isso também irá influenciar os algoritmos do Google para que traga o seu site para o topo.
Moça pesquisando no google empresas antes de comprar
Apareça no google e faça sua marca aparecer
  1. Google ADS e Google Meu Negócio: O Google ADS é o jeito de aparecer na primeira página das pesquisas com mais rapidez. Isso porque você irá pagar para ele estar ali, como link patrocinado. Já o Google Meu Negócio funciona como uma espécie de cadastro da sua empresa no site de pesquisa, que exibe informações como endereço, site, funcionamento, comentários, fotos, mapa e muito mais. Essas informações aparecerão para quem pesquisar pelo nome da sua empresa, e também pelo produto ou serviço que você oferece. Quanto mais perto o usuário que estiver pesquisando estiver do seu local, mais no topo daquela pesquisa você ficará.

Gostou das nossas dicas? Converse conosco e descubra como pôr tudo isso em prática, e gerar resultados realmente positivos para o seu negócio. Clique aqui e fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.