Como a qualidade das imagens influencia nas suas publicações

Como já falamos anteriormente aqui em nosso blog, estar presente no ambiente digital é fundamental para qualquer negócio. Contudo, é preciso saber utilizar as diversas ferramentas disponíveis ao seu favor, oferecendo conteúdo de qualidade para os seus seguidores e clientes. Hoje as redes sociais são muito mais focadas nas imagens. Isso porque o primeiro impacto que os seguidores irão receber daquela publicação não será do texto, mas sim da foto. Isso acontece especialmente com Instagram, uma rede social onde o principal elemento são as imagens e que vem crescendo cada dia mais, se tornando uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo.

Vários acessórios para marketing digital: Tablet, Notebook, Óculos, Câmera fotográfica e agenda.
O primeiro impacto em qualquer postagem é a foto

Os usuários de redes como o Instagram querem ver imagens criativas, inspiradoras, cheias de emoção. Para os perfis empresariais, elas precisam comunicar, passar uma mensagem clara e impactar o seu público. Isso também afeta os algoritmos das redes sociais, que tendem a entregar imagens melhores para um número maior de seguidores, ou seja, a qualidade da imagem também irá influenciar no alcance da sua postagem.

4 dicas para produzir fotos de qualidade para suas postagens:

Produzir imagens com qualidade é fundamental para que os seus posts tenham um perfil profissional, e sejam bem recebidos pelos seus seguidores. Por isso, separamos 4 dicas incríveis para você passar a produzir as melhores imagens para as suas postagens, seja para o feed ou para os stories.

1 – Escolha sempre uma câmera de boa qualidade, mesmo que seja de um celular. Isso já é um grande passo na direção certa, pois aparelhos que possuem câmeras com uma melhor resolução de imagem irá produzir fotos mais nítidas, com um foco melhor e maior fidelidade às cores do que está sendo fotografado.

2 – Dê preferência a um local bem iluminado e que você não precise acionar o flash. Evite fotografar em ambientes muito escuros, afinal de contas sem luz não há foto. Prefira também a luz natural, pois o flash pode deixar efeitos indesejados como olhos vermelhos ou sombras mal localizadas.

Você pode utilizar o próprio celular para tirar fotos, o maior segredo é a iluminação.

3 – Faça o recorte da foto no tamanho correto. Uma foto quadrada sempre se encaixa melhor no recorte de visualização das redes sociais, mesmo em sites que aceitam fotos de diversos tamanhos, como o Facebook. Com a foto que se encaixa bem na visualização a tendência é que os seus seguidores curtam assim que virem seu post na timeline, sem precisar abrir a foto (como é o caso do Facebook). Já no Instagram evite também publicar uma foto dividida em três ou seis posts (aquelas fotos enormes que se completam no feed, mas que só aparece uma pequena parte em casa post). Ninguém merece ficar vendo só uma perna, um braço ou um cotovelo enquanto rola a timeline, não é mesmo? Se quiser ter um “feed arrumado” dê preferência a layouts de “feed infinito” bem pensados, com imagens que funcionem em conjunto e também individualmente. Você ainda pode usar a opção “carrossel”, e publicar mais de uma imagem no mesmo post.

Mulher está usando o celular com ícones das redes sociais: Linkedin, Facebook e Instagram
O segredo para suas redes serem atrativas são as fotografias

4 – Se for usar banco de imagens, que tal investir em uma conta premium? Os bancos de imagem gratuitos podem oferecer imagens muito interessantes, porém se você vai fazer uso desses recursos sempre, investir em uma conta paga pode te ajudar a obter imagens melhores e inéditas. Ou seja, você vai evitar que a imagem do seu post se pareça com os posts de milhares de outras contas que também fazem uso dos bancos de imagem gratuitos. Contar com uma equipe de designers também faz toda a diferença, pois mesmo com as imagens gratuitas, eles podem manipular as fotos em programas de edição, transformando elas em algo totalmente novo e que seja a sua cara ou a cara do seu negócio, te dando uma identidade visual muito mais coesa.

Ter uma noção básica da psicologia das cores também é importante, pois as cores predominantes na sua imagem irão evocar sensações em seu público que podem ser positivas ou negativas. Além disso, a resolução da imagem também requer atenção. Fotos com baixa qualidade, borradas ou que não se comuniquem com o assunto que você está publicando passam uma imagem pouco profissional.

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