Você já deve ter se deparado com situações, desagradáveis, quando foi entrar em contato com uma empresa através de seus canais digitais e não obteve resposta rápida. Uma sociedade que vive uma vida agitada, certamente não tem muito tempo disponível para resolver assuntos e tão pouca paciência.
Também já deve ter sido surpreendido com um atendimento fora do horário comercial, como por exemplo, durante a madrugada. Neste caso, se você imagina que pode ser um funcionário atuando no 3º turno, pode estar um pouco equivocado. A realidade é que, em meio as mudanças tecnológicas, novas ferramentas para automatizar e agilizar a vida das empresas têm surgido.
Antes de falar sobre o Chatbot, devemos nos atentar à Inteligência Artificial. Muitos de vocês devem imaginar que ela irá tomar o lugar dos colaboradores nas empresas, substituindo-os por máquinas e robôs. Por mais que muitos imaginem isso, a ideia da Inteligência Artificial é totalmente outra. Seu principal objetivo é automatizar tarefas mais complexas, de forma mais natural e humana, e não o substituindo pela robótica. Chat Bots
Aliás, ela ainda depende do conhecimento humano! Por exemplo, se o seu consumidor ainda tiver dificuldades para realizar uma compra, você precisará da expertise da sua equipe de vendas para fechar o negócio, coisa que talvez o robô de atendimento tenha dificuldades e não consiga realizar. Chat Bots
Voltando ao tema principal, os Chatbot’s são ferramentas para automação do atendimento. Neles são programadas as conversas de um atendente humano para interagir com o usuário. Lembre-se! Você precisa entender e construir uma estratégia de acordo com as necessidades, dúvidas e curiosidades do seu persona.
Essas ferramentas utilizam de recursos da Inteligência Artificial para humanizar as ações, fazendo-as parecer natural. É possível, também, programar uma linguagem de acordo com o seu persona e público-alvo. Dessa forma, você mantém uma comunicação e relacionamento ativo com o seu público, ganha performance e otimização de tempo para dedicar-se as outras ações de marketing.