As profissões do futuro

, marketing, publicidade, agência de marketing, agência de publicidade
profissões

Nas duas últimas décadas, algumas profissões deixaram de existir e muitas novas continuam aparecendo oferecendo grandes oportunidades.

Seguindo previsões de algumas das principais consultorias de recrutamento profissional do mercado, listamos as profissões que provavelmente estarão (ou permanecerão) em alta num futuro próximo.

Profissionais de Big Data

As empresas estão superlotadas de dados. Informações coletadas de inúmeras fontes (sistemas internos e externos) precisam ser trabalhadas, analisadas e transformadas em material estratégico. Desse material é possível extrair informações valiosas sobre gostos e tendências do consumidor, reações de mercado…

Mas para isso é preciso ter um profissional especializado em organizar, tratar e analisar todos esses dados, interpretá-los e extrair deles as informações estratégicas para um melhor posicionamento empresarial.

Os profissionais de Big Data combinam conhecimentos da área de tecnologia e das Ciências Exatas (Análise de Sistemas, Engenharia, Matemática, Estatística, etc.) com capacidades da área de Humanas, como Marketing e Psicologia, por exemplo.

Engenheiro com foco em Agronegócio profissões

Existem diversas formações de Engenharia que trabalham com foco na produção agrícola e pecuária. Dentre as principais, podemos citar:

  • Agronomia
  • Aquicultura
  • Agrimensura
  • Ambiental
  • Florestal
  • De Pesca

Esses profissionais serão muito demandados nos próximos anos devido à expansão e modernização do setor do agronegócio – e não apenas para ajudar a aumentar a produção, mas também garantir a preservação dos solos, florestas e rios.

O perfil desejado alia conhecimento técnico a habilidades em gestão e negócios.

Designer de Inovação profissões

O designer de inovação é o profissional que concebe ideias e funcionalidades inteligentes que possam se transformar produtos ou soluções de sucesso no mercado. O Brasil ainda avança a passos lentos neste ramo profissional, mas a tendência é que se fortaleça nos próximos anos. receitas

É um profissional que pesquisa tendências e tem visão de desenvolvimento industrial.

Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação é outro ramo que vai continuar a crescer no Brasil, independentemente do momento econômico.

O consumo de tecnologia tende a aumentar nas empresas, e a presença de profissionais capazes de conceber, implementar e gerir sistemas tecnológicos será fundamental. O futuro também exigirá mais desenvolvedores (de softwares, aplicativos e soluções) e especialistas em segurança.profissões

Gestor de Resíduos profissões

O tratamento de lixo de uma população que só cresce, além da necessidade cada vez maior de cuidar do meio ambiente, vão fazer disparar a demanda por profissionais habilitados em lidar com resíduos sólidos.

Essa é uma área multidisciplinar que pode ser desempenhada por gestores ambientais, engenheiros, químicos, tecnólogos em processos ambientais e em Saneamento Ambiental.

As leis brasileiras, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, passaram a exigir a presença obrigatória de profissionais especializados da área de gestão do tratamento de água, esgotos, destinação correta do lixo, reciclagem e limpeza urbana.

Marketing profissões

A competitividade entre as empresas continuará a crescer nos próximos anos. Com a necessidade de encontrar formas de se destacar no mercado e atrair o interesse dos clientes, vai aumentar a procura por profissionais da área de Marketing estratégico.

Profissional de Logística

Considerado figura estratégica dentro de uma empresa, o profissional de logística responde pela inteligência operacional e processual de uma empresa, cuidando de itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entrega de produtos.

A exigência por maior produtividade e menor custo deve ampliar ainda mais o mercado para os logísticos. É uma profissão que oferece inúmeras possibilidades de atuação e deverá se manter uma carreira bem remunerada, principalmente na indústria. Ótimas oportunidades devem surgir também nos setores do comércio e prestação de serviços.

Biotecnólogo

O biotecnólogo trabalha com a manipulação de material biológico para melhorar a qualidade dos alimentos, produzir remédios e encontrar formas mais eficazes para o tratamento de doenças.

É um dos profissionais mais importantes no processo de aliar desenvolvimento e sustentabilidade. Seu papel deve ser ainda mais importante nas indústrias, centros de pesquisas e laboratórios.

Mas, calma! Não é preciso desespero. Dá para se preparar para esse futuro próximo. As perspectivas profissionais para os jovens num mundo em transformação são variadas. Primeiro precisamos entender quais as ferramentas de que todas as pessoas precisam. Engana-se quem pensa que o melhor embasamento acadêmico e a maior vivência internacional são os requisitos essenciais. É preciso um conjunto de fatores e de comportamentos que ajudam os profissionais a se adaptarem e prepararem uma vida profissional de sucesso.

O profissional resiliente, autônomo, colaborativo, versátil, empreendedor, questionador, conhecedor de suas próprias vontades e ultra conectado é o que o mercado começa a demandar para o futuro. A tendência é que se tenha mais disponibilidade, protagonismo, capacidade de tomar decisões, sem esquecer dos valores éticos e da atualização constante. Além disso, é preciso ter jogo de cintura para lidar com os novos “desafios trabalhistas”. Como o fim da estabilidade profissional e os novos modelos de contratação.

Entretanto, não é só o profissional que deve estar preparado para tamanha virada. As empresas também precisam modernizar suas estruturas. Mas isso é um assunto para um próximo post!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *