A tecnologia avançou muito ao longo dos anos nas mais diversas áreas, principalmente no que diz respeito ao mundo digital. O modo de operação do Algoritmo do Google, por exemplo, sofre alterações quase que diariamente.
Os algoritmos são sequências que operam dentro de um sistema para alcançar um objetivo, seguindo uma instrução ou raciocínio que foram inseridas anteriormente para que o resultado possa ser detectado.
Toda base de algoritmos dentro de um software possui uma entrada de dados e uma saída, seguindo as informações em que foram configuradas e o que foi detectado pelo algoritmo
A programação de um algoritmo é importante quando se trata de usar a tecnologia para obter um resultado, incluindo em uma empresa de terceirização de serviços gerais, porque a principal característica está em torno de chegar a um determinado resultado.
Por isso, existe uma necessidade que esse resultado seja bastante específico, posto que o algoritmo pode ser aplicado desde situações simples como também as mais complexas.
Em casos maiores, a complexidade do algoritmo também se altera, bem como uma arquitetura de interiores comercial se diferencia de prédios pequenos e em prédios maiores.
Podendo ter uma estrutura variável ou por comandos de repetição, os algoritmos leem linha por linha do que está inserido para poder apresentar um resultado no que é esperado.
Como funciona o algoritmo do Google?
O algoritmo do Google segue alguns princípios de seleção para decidir quais páginas irão ocupar o topo da plataforma. Esses parâmetros, chamados fatores de ranqueamento, são baseados na tríade EAT (Expertise, Authoritativeness e Trust), que em português, significa expertise, autoridade e confiabilidade.
Estima-se que o algoritmo do Google utiliza mais de 200 fatores para ranquear resultados. Entre os principais – que foram divulgados pela própria empresa ou comprovado em estudos – estão:
- Conteúdo: como a experiência do usuário é um fator importante para o ranqueamento do Google, um conteúdo precisa ter qualidade e atender as dores e as necessidades das pessoas. Um bom caminho, antes de escrever um texto, é definir a persona para que a comunicação seja, de fato, assertiva.
- Tamanho: o conteúdo sempre deve ser feito com foco no usuário, então não existe um número máximo de palavras, sendo 300 como mínimo. O texto precisa responder as principais dúvidas de forma otimizada e divididos em subtítulos.
- Densidade: repetir em excesso palavras-chave sem qualquer critério no texto deixou de ser algo positivo para o Google e tornou uma prática de black hat (estratégia que busca otimização do conteúdo com foco nos motores de busca, sem considerar os usuários), que em alguns casos, pode sofrer penalizações severas do maior site de buscas mundial. Um conteúdo denso, por exemplo, deve promover uma leitura natural e leve e utilizar sinônimos e palavras-chaves de cauda longa.
- Palavras-chaves: a pesquisa de palavras-chave é extremamente necessária na produção de conteúdo otimizado, desde que respeite as recomendações citadas acima. A palavra-chave precisa focar no usuário e estar em pontos estratégicos, como na URL, no início do título do texto e no resumo.
- Atualização e tempo de existência da página: quanto mais uma página for antiga, maior é a chance de conseguir destaque no Google. Afinal, o tempo de atividade significa prestígio e autoridade. Porém, mesmo o conteúdo sendo antigo, ele precisa estar atualizado. Isso porque os robôs do Google vasculham as URL’s e analisam se tal texto ainda é relevante.
- Backlinks: a rede de backlinks (externos e internos) são as conexões feitas entre sites da internet e uma das mais importantes nos fatores de ranqueamento do Google. Em contrapartida, não adianta inserir muitos links no conteúdo se os mesmos possuem origens não confiáveis, sem relevância ou com pouca autoridade.
A importância de acompanhar as atualizações do algoritmo do Google
Seguir as técnicas de SEO e os fatores de ranqueamento podem garantir ótimos resultados. Mas os acessos orgânicos podem cair devido a uma atualização recente do algoritmo do Google que não foi notada.
Portanto, é essencial estar atento para realizar as mudanças no período certo. Uma vez que a experiência do usuário está cada vez mais sendo valorizada.
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