No mundo dos negócios, crescer é sinônimo de inovar. As empresas que querem se manter e se destacar no mercado precisam estar sempre buscando por inovações que as diferenciem da concorrência. Mas só isso não basta. É necessário também que se elabore a estratégia de crescimento de sua empresa.
Trata-se de um conjunto de ações estrategicamente pensadas visando promover o progresso do empreendimento e melhorar a gestão da empresa. Além disso, esse planejamento serve para dar direcionamento ao negócio e deixá-lo preparado para enfrentar possíveis adversidades e desafios.
Se o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo, é preciso definir qual caminho seguir por metas de curto, médio e longo prazo. Por isso, saiba que fazer uma empresa crescer é um processo que leva tempo e exige dedicação, calma e paciência.
A nova economia trouxe uma série de desafios para os empreendedores. Apesar do cenário desfavorável, algumas empresas têm conseguido resultados impressionantes. Neste mundo de startups, mudanças disruptivas e crescimento exponencial ou você cresce, ou você morre.
Algumas das metas mais importantes das empresas são faturamento, receita recorrente, presença de mercado, visibilidade da marca… E aqui, os times de Marketing e Vendas são os grandes responsáveis.
A cada trimestre você se depara com metas desafiadoras de faturamento e de novos clientes. Mas não se preocupe! Isso realmente não muda. Antes de iniciar algo e implementar essa atuação na empresa é preciso fazer uma reflexão. É fundamental que a empresa esteja pronta para crescer!
Antes de tudo, busque responder essas perguntas:
- Você tem clareza de quem são as pessoas que consomem seus produtos/ serviços?
- Seu fluxo de venda está mapeado e alinhado à jornada de compra do cliente?
- Você sabe quais são os ativos estratégicos e a proposta de valor do negócio?
- Seu negócio tem a capacidade cultural para inovar?
- Você utiliza a internet para aumentar a visibilidade da marca e gerar vendas?
Com essas questões respondidas será possível entender se sua empresa está preparada para adotar uma Estratégia de Crescimento. No entanto, se sua resposta for negativa, seu negócio pode estar fadado a desaparecer nos próximos anos. Ou seja, é preciso mudar!
Conheça agora com a LMCO tipos de Estratégias de Crescimento
- Expansão por produtos: nessa modalidade, a empresa expande a linha de produtos para aumentar a participação em um nicho de mercado. Para tanto, é necessário lançar novos produtos ou aperfeiçoar algo que já existe. Aqui é fundamental que a estratégia esteja adequada ao mercado, ao público-alvo e que a marca tenha força suficiente para sustentar essa expansão. Caso contrário, não haverá aderência e o negócio não sairá do lugar.
- Expansão por clientes: aqui, a estratégia de crescimento está baseada no aumento da visibilidade da marca e do fluxo de novas oportunidades e vendas. Assim, os produtos e serviços são oferecidos a novos clientes, para que a base atual aumente. Com as novas estratégias e ferramentas disponíveis é possível melhorar o relacionamento com os clientes utilizando os vários canais digitais: site, redes sociais, e-mail marketing, anúncios, blog, pesquisa orgânica…
Tenha como aliado boas ferramentas para a automação e mensuração dos resultados do seu marketing e vendas. E também acompanhe as métricas do seu funil de vendas e a jornada de compra do seu cliente.
Portanto, Estratégia de Crescimento, para nós significa descobrir o caminho para fazer nossos clientes atingirem seus objetivos de negócio.
Entre em contato e vamos juntos conquistar novos mercados.