A importância de manter as Redes Sociais atualizadas

Assim como as empresas, os consumidores também mudaram de comportamento durante a pandemia e passaram a usar muito mais as redes sociais, os aplicativos de delivery e as plataformas de vendas online. O fato é que as marcas precisam estar onde os seus clientes e potenciais consumidores estão, e as redes sociais fazem parte desse contexto.

Mas não basta ter a Rede Social, ela precisa estar sempre atualizada. A importância em atualizar as redes sociais é muito grande para quem se dispõe a falar com o seu público, postar informações úteis e de qualidade.

Redes sociais atualizadas passam uma boa impressão

Muitos clientes utilizam as redes sociais para fazer uma pesquisa sobre um profissional ou uma empresa antes de fechar uma negociação. Além de olhar as publicações, os clientes costumam ver as avaliações e opiniões deixadas nas páginas. Sendo assim, seu perfil estando atualizado, dará uma boa impressão aos seus clientes.

Qual a importância das redes sociais para empresas?

Existem diversos motivos para uma empresa querer fazer marketing digital pelas redes sociais. Selecionamos as principais razões para você sair daqui com embasamento para fazer as suas escolhas. Confira!

Melhora sua visibilidade

Um dos grandes objetivos de quem investe em marketing digital é fazer com que os usuários reconheçam a sua marca, as redes sociais são canais com enorme potencial para aumentar a visibilidade, por meio delas você pode investir em anúncios, criar hashtags e fazer com que suas publicações sejam vistas por várias pessoas.

Construir uma base de clientes

Ao fazer monitoramento nas redes sociais você consegue ter Insights e tirar relatórios sobre a relevância da marca, e pode criar um plano de ação voltado para os clientes que consomem o seu produto e interagem de forma positiva com seu perfil.

Gerar tráfego e direcionar para demais canais

As redes sociais também servem como fonte de geração de tráfego para outros canais da marca, como site, blog, páginas únicas, outras redes sociais, plataformas de e-commerce etc.

É claro que isso acontece quando essas plataformas são usadas da maneira correta, aliadas a outras ações muito bem calculadas.

Relacionamento com os seguidores

Além de aumentar a visibilidade, as redes sociais são ótimos canais de relacionamento com o público. Possibilitando conhecer a opinião real dos seus clientes para construir uma relação de proximidade.

Posicionamento da empresa

O posicionamento de marca nas redes sociais é super importante para que você consiga conquistar mais relevância no mercado. A forma como a marca se posiciona nas redes sociais influencia totalmente em como os consumidores enxergam a sua performance no geral, por isso é importante criar estratégias para garantir uma boa imagem.

Melhorar o engajamento

Trabalhar o engajamento é muito importante para manter os clientes atuais e conquistar novos. Afinal, o público engajado tem grande probabilidade de indicar e até defender a marca nas redes sociais.  Nessas plataformas, o engajamento acontece de várias maneiras: com emojis, comentários, curtidas, marcações, reposts e compartilhamentos. Muitos desses sentimentos e reações podem ser estimulados pela própria marca com uso de gatilhos mentais e frases de impacto, por exemplo.

Confira dicas exclusivas sobre posicionamento nas redes sociais:

Escolha em quais redes sociais atuar, as opções são muitas: Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, Pinterest, TikTok, entre outras.  Mas lembre-se: Redes Sociais tem públicos e linguagem diferentes, encontre a (ou as) que seguem a de sua marca e quais tipos de conteúdo irá poder gerar à elas.

Após isso definido, está na hora de especificar um objetivo para a sua presença online, para ter resultados nas redes sociais é preciso ter em mente qual é o objetivo de marketing a ser alcançado. Essas plataformas digitais facilitam muito a mensuração de qualquer ação, mas elas não fazem milagre.

É preciso que você defina o seu objetivo de marca e os KPIs que serão acompanhados para conseguir analisar as métricas de marketing digital certas que te levarão a atingir o alvo, e não ficar atirando para todos os lados.  E não se prenda às métricas de vaidade que fazem você se sentir bem, mas não o ajudam a tomar decisões, como curtidas e número de seguidores.

Outro ponto e definir a linguagem de comunicação: Pense nas redes sociais como uma extensão da voz, do tom e da personalidade da sua marca.  O tom que você usa para escrever a legenda de um post, por exemplo, deve respeitar a maneira como a sua marca conversa com o público e as suas características.

Desenvolva ações com foco no crescimento de seguidores

Antes de implementar estratégias com foco nos seus objetivos principais, saiba que você irá lidar com uma audiência muito ampla. Diferentes usuários participam das redes e são tantos perfis que, às vezes, fica difícil se destacar.  Para crescer nesse ambiente, é necessário ter no seu plano de marketing algumas ações voltadas para o aumento de seguidores, e isso requer muito conhecimento do seu público, inovação nos conteúdos e diferenciação dos concorrentes.

Para isso você deve produzir conteúdo que passe a mensagem da marca para diferenciar-se dos concorrentes, fatores como personalização e originalidade são fundamentais. A dica aqui é criar conteúdo que remeta aos pontos fortes da empresa e que destaque os seus diferenciais.

Dessa forma, é possível se distanciar dos concorrentes e ganhar mais visibilidade. Mas é importante que os seus conteúdos sejam naturais, nada forçado, viu?

Dê tempo às estratégias para colher resultados

Por último, mas não menos importante, você deve se lembrar que para colher os frutos de todo trabalho árduo realizado nas redes sociais é preciso ter dedicação e, principalmente, paciência!

Monitorar os dados para entender se as suas ações estão caminhando para o objetivo é muito importante, mas não vai garantir que você acerte o alvo de primeira.  É comum refazer as ações com novos testes e ajustes baseados na análise das métricas e resultados coletados ao longo do tempo.

Muitas estratégias, como a de branding e In-bound marketing são de médio a longo prazo e precisam ser vistas como algo constante para a marca, não como uma ação pontual de publicidade.

Curtiu as nossas dicas? Se você quer começar sua jornada no mundo digital ou melhorar as suas, nós da Agência LMCO podemos te guiar pelo caminho certo! Entre em contato e saiba mais.

 Conte com a LMCO para mais informações!  Continue acompanhando nossas Redes Sociais, Site e Blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.