A importância de legendar seu conteúdo

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Quantas vezes você está assistindo um vídeo e de repente se dá conta de que há legenda nele? E quantas vezes você gosta de um post no Instagram e vai ver a descrição para saber mais? A legenda, além de chamar atenção sem poluir a visualização do público, é muito importante quando se trata de acessibilidade para pessoas deficientes auditivas, lembrando também que facilita a compreensão passando melhores informações para o público geral.

Legenda de vídeos

Uma pesquisa realizada por agências americanas de comunicação concluiu que até  85% dos vídeos publicados no Facebook são vistos sem áudio pelos usuários. Por isso é muito importante que ao criar um vídeo você pense em inserir a legenda.

Existem aplicativos que podem te ajudar nesse trabalho de maneira bem prática e pelo seu celular mesmo. (Fonte: www.geizamesquita.com.br)

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Legenda de posts/fotos

Você sabia que a legenda para foto aumenta o engajamento? Sendo a chave do sucesso, este deve ser um objetivo primordial quando o assunto é avaliar o resultado de suas postagens. Engajar é curtir, comentar, compartilhar, visualizar vídeos. Mas cada rede social possui algoritmos que são constantemente alterados e influenciam o envolvimento dos seguidores.

Isso significa que uma postagem com muitos comentários e curtidas têm maiores chances de aparecer no topo do Feed.  Portanto, desenvolver boas legendas é uma habilidade crucial para estimular as pessoas e destacar o seu perfil.

Mas, afinal: o que faz uma legenda ser boa?

Resumidamente, para criar uma excelente legenda você deve escolher um tema atual e interessante (vale também demonstrar a personalidade da sua marca) ou quem sabe apenas fornecer entretenimento ao seu público e ainda incitar a participação do mesmo.

Se você gosta de textão, sua Legenda para Foto do Instagram, por exemplo, conta com enorme espaço: são permitidos até 2.200 caracteres, incluindo emojis, e até 30 hashtags. Entretanto, apesar de você gostar de ler textos mais extensos, é imprescindível pensar no seu público-alvo, usar até 900 caracteres é o ideal, pois não torna o post muito cansativo, mas passa as informações necessárias.

Como chamar o público para a leitura

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Outro quesito decisivo é que o Feed do Instagram, por exemplo, só mostra as três primeiras linhas. Para continuar lendo, o usuário deve clicar em Mais. Sabendo disso, aproveite para caprichar no início (Isso vale para todas as Redes Sociais), escrevendo uma chamada irresistível o suficiente para seu potencial cliente clicar e continuar lendo.

Mas também não adianta uma abertura triunfal e fazer a leitura ir perdendo a força. A legenda para foto deve ser muito bem pensada do início ao fim, com uma linguagem fácil de ler. No final, você pode e deve convidá-lo a seguir sua página, curtir a postagem, deixar sua opinião nos comentários, marcar amigos, conferir os outros posts de assuntos igualmente interessantes, entre outros estímulos.

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