A Televisão está presente em aproximadamente 97% dos lares brasileiros. Além de passar mais tempo diante do consumidor do que as Redes Sociais, o aproveitamento dessas horas é melhor para as marcas que anunciam nela. Sob a perspectiva do recall: a capacidade de alguém se lembrar da marca após ver o anúncio, a TV é o veículo mais eficaz. É comprovado que ela retém mais a atenção das pessoas. (Fonte: Hub Entertainment Research)
Para o diretor de marketing da Globo, a televisão é o meio mais adequado para suprir todas as questões necessárias à construção de uma marca. “A TV tem amplitude e, o mais importante, sabe contar histórias. Ela vive de narrativas e não apenas as dramatúrgicas. A televisão conta histórias o tempo todo: no telejornal, no esporte, nos programas, nos reality shows. E o ser humano vive de histórias, de conversas, diálogos. Ele se estrutura a partir disto. A televisão é um ponto de contato em que todo mundo pode participar da mesma conversa. Tendo como objetivo o alcance, fala para muitas pessoas e cria o sentido de coletividade e familiaridade”, explica Roberto Schmidt, diretor da Globo.
Schmidt também exibiu uma recente pesquisa, realizada pelos consultores britânicos Les Binet e Peter Field, sobre o impacto que as campanhas televisivas exercem nos consumidores brasileiros. Segundo a análise, a televisão é o meio que apresenta os melhores resultados em três aspectos essenciais para a construção de uma campanha efetiva e, portanto, de uma marca: emoção, alcance e fama.
Em segundo lugar, a pesquisa ressaltou a importância de campanhas terem um alcance amplo e buscarem impactar diversos públicos. Esta postura garante uma mobilização em massa, principalmente se vinculada à televisão. O terceiro aspecto, a fama, demonstra que uma campanha deve ser capaz de gerar mídia espontânea, de entusiasmar consumidores e pautar suas discussões cotidianas. Mais uma vez, o canal com maior eficiência é a televisão, que aumenta em até 30% os atributos de uma Marca, na dianteira de diversos outros meios de publicidade.
QUAL O PAPEL DA TELEVISÃO NO MARKETING DIGITAL?
A influência da TV no marketing digital alcançou diferentes formatos, por exemplo, a interação das TVs com as mídias sociais, onde geralmente é lançado um determinado anúncio e posteriormente veiculada na mídia padrão da TV, fazendo com que essa experiência seja dinâmica.
A experiência entre os dois tipos de canais está cada vez mais fundida, facilitando a interação do espectador com os programas favoritos dele, conseguindo maior permanência dos mesmos em seus canais preferidos.
USANDO DADOS DIGITAIS EM SUA ESTRATÉGIA TELEVISIVA:
Existem várias formas de se consolidar uma estratégia. Inicialmente, devemos refletir sobre algumas questões como:
- Produção: Programas de TV precisam de um investimento maior na sua produção. A quantidade de vídeos determina o impacto que causará no espectador. Pode-se usar assim, canais como o Youtube, para saber quais imagens tem maior apego ao público-alvo do seu negócio.
- Canal: Para obter sucesso nessa empreitada, é necessário vincular o canal com o público-alvo alinhado com a Empresa. Esta informação pode ser analisada considerando características especificas do público da marca nos meios digitais.
- Horário: Alguns horários e programas tem mais apelo com o telespectador do que outros. Deve-se ter em mente o horário que o público-alvo assiste a TV. Conhecendo seus interesses os meios digitais oferecem maior possibilidades para atender a demanda.
A TELEVISÃO AINDA É IMPORTANTE?
Pensando em nosso contexto latino-americano, a televisão ainda representa um meio de comunicação bem importante. Estudos apontam que os brasileiros passam, em média, oito horas assistindo, é algo de destaque nas residências brasileiras.
Isso acontece porque a banda larga ainda não está tão massificada. Boa parte da população ainda não tem esse tipo de recurso em seu dia e dia e, mesmo com Smartphones, o pacote de dados não é tão expressivo. A verdade é que a internet, aqui no Brasil, ainda não tem um custo popular e sua qualidade está longe de atingir os padrões internacionais, então, a melhor maneira de comunicar-se com o público é estar presente na TV e Internet.
Quer saber como fazer? Entre em contato com a Agência LMCO e garanta a melhor estratégia para sua empresa!